Quem passa pela Avenida Aguanambi em Fortaleza, próximo à Avenida Borges de Melo, já se acostumou a ver no número 2479 um grande colégio de três andares, com seu restaurante anexo. O que nem todos sabem é a grandeza da obra educativa e social que há por trás daquela instituição. Criado em 1972, o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta oferece educação básica a 1.900 alunos, com idades entre 6 e 18 anos, sendo que destes cerca de 700 são também atendidos pela obra social, com cursos profissionalizantes, atividades de artes, esporte e lazer. Além da unidade da Aguanambi, existem duas unidades em Itaitinga e uma em Limoeiro do Norte. Para ajudar a manter a instituição foi criado o Movimento Amigos do Piamarta.


Nos últimos anos, com a diminuição das doações de parceiros italianos por conta da crise econômica na Europa, o Piamarta passou a enfrentar dificuldades. Este ano, o Movimento intensificou a Campanha Amigos do Piamarta, que atualmente conta com  1.300 cadastrados. O diretor do Centro Educacional, Padre Judikael Castelo Branco, explica que as formas de colaboração vão desde a doação de tempo, em trabalhos voluntários, a doações em dinheiro (a partir de R$ 15,00). O objetivo do reforço da Campanha Amigos do Piamarta, com relançamento no último dia 18, é aumentar o número de doadores que possam destinar a partir de R$ 50,00 à instituição.


Além do ensino básico, vale conhecer melhor os projetos sociais oferecidos pelo Piamarta. Na unidade Aguanambi, mais de 250 crianças e adolescentes entre 13 e 18 anos ficam hospedados em regime de tempo integral. Além das aulas convencionais, eles recebem cursos profissionalizantes – nas áreas de mecânica, informática e de serviços como garçon, padeiro e confeiteiro – e de artes, na escola de música onde nasceu a banda juvenil que já se apresentou até no Vaticano, para o Papa, anos atrás.


Em Itaitinga, funcionam duas unidades: a Casa da Criança Governador Virgílio Távora, onde ficam hospedados 300 meninos com idades entre 6 e 12 anos; e o Lar Nazaré, destinado a meninas entre 6 e 15 anos de idade. Nas duas unidades, as crianças recebem educação básica e, no contraturno, praticam atividades de esporte, arte e lazer. Em Limoeiro do Norte, a Escola Agrícola Padre Lino Gottardi também oferece educação básica e cursos profissionalizantes de nível técnico em agropecuária para 120 jovens de ambos os sexos.


De acordo com o Padre Judikael, as crianças, adolescentes e jovens atendidos – mesmo os que estão nas unidades das outras cidades – são de Fortaleza e a maioria vem de bairros com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Dentre os que estudam em Fortaleza e não ficam hospedados no colégio, é preciso que o Piamarta ajude no transporte. Entre os que passam a semana na colégio e vão para casa no sábado, há casos em que a situação de insegurança alimentar é tamanha que o Centro Educacional precisar dar eles os alimentos para levarem para casa, quando vão de folga nos fins de semana.


Assim, para quem quer colaborar na formação desses alunos, garantindo  eles um futuro com mais perspectivas, é só acessar o site do Centro Educacional e escolher a melhor forma de participar da Campanha Amigos do Piamarta: www.piamartaaguanambi.org.br/amigo-do-piamarta


Mais informações: Padre Judikael Castelo Branco, diretor do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta – (fones: 85 3022 5475 e 3022 5453)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here