A vacina terapêutica para o tratamento da dependência em cocaína e crack, em desenvolvimento na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é finalista do Prêmio Euro Inovação na Saúde. Em sua segunda edição no Brasil, o  Prêmio reconhece inovações na área médica em toda a américa latina e incentiva o desenvolvimento der soluções que salvam vidas.

O projeto finalista brasileiro já comprovou sua segurança e eficácia para tratamento da dependência e prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição à droga durante a gravidez em animais. “Os nossos estudos pré-clínicos comprovam a segurança e eficácia da vacina nesta aplicação. Ela aporta uma solução que permite aos pacientes com dependência se reinserir socialmente e voltar a realizar seus sonhos”, explica o professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina e pesquisador responsável, Frederico Garcia.

O medicamento desenvolvido na UFMG induz o sistema imune a produzir anticorpos que se ligam à cocaína na corrente sanguínea. Essa ligação transforma a droga numa molécula grande, que não passa pela barreira hematoencefálica.
O projeto já concluiu os testes pré-clínicos e busca financiamento para avançar até a etapa com humanos. “Para restaurar a liberdade das pessoas com dependência e prevenir as consequências fetais precisamos dar início nos estudos com humanos. Acreditamos que o prêmio Euro pode viabilizar esse sonho”, completa o professor.

O crack e a cocaína são consumidos por mais de 18 milhões de pessoas no mundo, segundo o Escritório da ONU para Drogas e Crimes. Desse total, 25% vão se tornar dependentes, sendo o Brasil o segundo maior consumidor, atrás apenas dos Estados Unidos.

Fonte:UFMG
Imagens: UFMG

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here