Na próxima quinta-feira (15), às 15h, no ABC do Bom Jardim, em Fortaleza, acontece a primeira reunião de trabalho reservada dos moradores que se voluntariaram para formar o Fórum FIB – Bom Jardim. Trata-se de mais uma importante etapa do Projeto Piloto Felicidade Interna Bruta-FIB, em curso naquela área. No último dia 8, também no ABC, foram apresentados os resultados do levantamento feito ano passado com 458 famílias da região.


                                                                                                                         

Foi em noite de arte, cultura e cidadania no ABC Bom Jardim (Rua Três Corações 762), em Fortaleza, que o Instituto Visão Futuro-Ceará (IVF-CE) apresentou, no último dia 8, os resultados da pesquisa feita ano passado com famílias do Grande Bom Jardim como parte do Projeto Piloto Felicidade Interna Bruta (FIB). Na abertura, crianças do Circo Escola animaram a plateia interpretando palhacinhos Agentes da Alegria e jovens bailarinas do bairro fizeram apresentação. Para o evento, veio de São Paulo a coordenadora nacional do Instituto Visão Futuro (IVF) e do Projeto FIB no Brasil, a psicóloga e antropóloga Susan Andrews.


No encontro, Susan Andrews (foto) elogiou o talento das crianças do Circo-Escola e das jovens bailarinas do bairro que apresentaram coreografias. Ela parabenizou a força interna dos moradores da comunidade, por manterem uma atitude positiva frente a muitos desafios, e ressaltou que eles também merecem a felicidade exterior representada por um bairro que proporcione condições dignas de vida.


Nos questionários respondidos por 458 moradores do Bom Jardim, eles puderam expressar a opinião sobre suas próprias vidas e aspectos da comunidade em nove dimensões: padrão de vida, governança, educação, saúde, vitalidade comunitária, resiliência ambiental, acesso à cultura, gerenciamento equilibrado do tempo e bem-estar psicológico. A partir desses pontos que integram o conceito FIB, eles puderam refletir e falar acerca do que querem para o Bom Jardim.


A pesquisa revelou, entre os pontos positivos, que os entrevistados se sentem felizes, capazes de resolver desafios e têm fé em algo maior (espiritualidade), mesmo com graves problemas no cotidiano do Bom Jardim. No levantamento, eles apontaram as áreas que precisam de atenção especial da comunidade e das autoridades: Segurança, Saúde, Cultura e Meio Ambiente.

Propostas


Apresentados os dados da pesquisa, os moradores presentes ao ABC elegeram o item Segurança como o que merece ser tratado como prioridade. Em mesas enfeitadas com flores,  jovens, adultos e idosos, numa rica união de estudantes, donas de casa, líderes comunitários, religiosos, representantes de movimentos sociais, professores e gestores de escolas e de entidades públicas puderam trocar idéias sobre duas questões para gerar felicidade no Bom Jardim: O que podemos fazer pelo bairro? O que cabe às autoridades?


Depois das conversas, os moradores elaboraram sugestões e alguns representantes de cada mesa foram apresentá-las, ao microfone. No que está ao alcance de cada um fazer foram citadas: fortalecer vínculos familiares, reconstruir laços de amizades, ocupar e fiscalizar os espaços públicos, participar mais da vida e movimentos da comunidade e cobrar direitos, entre outras propostas.


Quanto ao que cabe às autoridades, as sugestões feitas foram desde melhorar a iluminação pública, colocando luzes brancas e mais claras – e não as amareladas usadas nas ruas do bairro-, até implantar mais escolas de tempo integral,intensificar  a oferta de empregos e de cultura e combater o extermínio de jovens que ocorre naquela área da cidade. Ao final, o IVC-CE fez passar uma lista para assinatura das pessoas interessadas em integrar o Fórum FIB-Bom Jardim, que vai atuar para implementar as sugestões feitas.

Processo FIB Comunitário


No processo de desenvolvimento do Projeto Piloto de FIB Comunitário são previstas as parcerias envolvendo a comunidade, o poder público, empresas e universidades.  Assim foi com experiências realizadas pelo Instituto Visão Futuro nacional em Angatuba, Itapetininga, Campinas e Dois Córregos (SP), Brasília (DF) e Bento Gonçalves (RS).   


Em Fortaleza, a Prefeitura Municipal apoia o Projeto e na noite da última quinta-feira, representando o poder público municipal, falou o titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, Élcio Batista (foto). Em nome do Prefeito Roberto Cláudio, ele assegurou que aquilo que for definido pela comunidade como prioridade será acatado.


No Ceará, o IVF-CE é presidido pela professora universitária aposentada Neda Mattos e o Projeto FIB Comunitário Bom Jardim tem como coordenadora a administradora e produtora cultural Patrícia Veloso. Com a equipe de voluntários do IVF-CE, o Projeto vem sendo desenvolvido. A Fundação Banco do Brasil e a Prefeitura de Fortaleza são os parceiras. A Universidade Federal do Ceará também deu apoio na fase de capacitação dos jovens do bairro que participaram da aplicação dos questionários


Saiba mais: www.visaofuturo.org.br


Fonte: Agência da Boa Notícia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here