A Escola de Ensino Fundamental e Médio Plácido Aderaldo Castelo,  do Conjunto Ceará, em Fortaleza, ultrapassa seus muros e leva seu projeto A Paz que o EPAC Quer! à comunidade. Pelo segundo ano consecutivo, o projeto terá culminância com um passeio ciclístico envolvendo alunos, professores e funcionários de outras escolas do bairro, bem como moradores em geral. Até os comerciantes foram sensiblizados e contribuíram com a doação dos kits (camiseta, garrafinha de água e mochila). O passeio acontece no próximo sábado (17), com a concentração a partir das 7h30 na sede da escola (na rua 719, s/n, na 3ª Etapa). O roteiro segue até o Pólo de Lazer do Conjunto Ceará.


De acordo com o com a Profª  Ildênia  Santos, idealizadora e coordenadora do projeto,  “o interesse da escola em abordar esse tema reflete a tentativa de resgatar valores por meio da educação. A escola sente a necessidade de discutir com os alunos conteúdos voltados para a paz no ambiente escolar e na comunidade que estão inseridos, assim como promover momentos de interação com eles.”


O trabalho voltado para a Cultura de Paz já existe na EEFM Plácido Aderaldo Castelo há quatro anos. No projeto, Ildênia acentua, que a paz é entendida como  “um modelo crítico, conflituoso e não-violento, fundamentado nos conceitos de paz positiva e na perspectiva criativa de conflito, onde esses elementos são significativos para desenvolvermos a aplicação de métodos socioafetivos e problematizantes, que auxiliem no entendimento da realidade violenta em busca de modificá-la”, conforme preceitua o pesquisador espanhol  Xésus R. Jarés. “Acreditamos que a escola gera um ambiente propício para a construção e disseminação de valores humanos como a paz e a igualdade social”, diz ela.


Nesse sentido, o trabalho inicial foi de sensibilização dos alunos, seguido de atuação junto aos professores e funcionários. Por extensão, a premissa da Cultura de Paz foi sendo levada à comunidade e no processo, com a realização do passeio ciclístico no ano passado, outras escolas foram aderindo. Este ano, Ildênia diz que quatro escolas e mais o Liceu do Conjunto Ceará terão representantes no passeio.


“Buscamos socializar com a comunidade as atividades realizadas dentro da escola e disseminar uma cultura voltada para a paz e o enfrentamento ao uso de drogas. Mostrando a escola como disseminadora de ideias, tendo como atores principais desse movimento os nossos alunos”, afirma a professora.  A expectiva é que este ano o número de participantes no passeio supere os 130 do ano passado.


Mais informações: Profª Ildênia Santos, Coordenadora do Projeto A Paz que o EPAC quer! – (fone: 85 3101 5683)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here