Um grupo de 78 jovens artistas da orquestra da Fundação Raimundo Fagner, sendo 41 de Canto Coral e 37 instrumentistas, sobe neste sábado (17), às 17horas, no palco do Teatro Carlos Câmara, em Fortaleza, para mostrar o resultado de um amplo estudo sobre a música no império brasileiro, que resultou no espetáculo “Sarau Imperial”. O recital traz canções de compositores brasileiros do período do império no Brasil, considerado um dos mais efusivos da história do país.


O Recital é resultado do trabalho do projeto Aprendendo com Arte, que atende cerca de 370 crianças e adolescentes de Fortaleza e do município de Orós, no interior cearense. No projeto, eles participam de grupos de flautas, grupos vocais e grupos de violão que estudam a música brasileira, com direção musical do maestro David Castelo e orientação do maestro Ezequiel Moreira.


O espetáculo faz um resgate à revolução provocada no ambiente musical carioca depois da chegada da corte portuguesa. Com base no projeto D. João VI no Brasil – Música para o Príncipe, os alunos da Fundação Raimundo Fagner oferecem ao público presente um espetáculo que une música e história.

Sobre a Fundação Raimundo Fagner

Para contribuir com o desenvolvimento humano e social das famílias do município de Orós, o cantor Raimundo Fagner, filho da cidade, criou em 2000 a Fundação Social Raimundo Fagner, investindo em educação complementar para o desenvolvimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos. Estes são em geral de famílias com renda inferior a um salário mínimo, em situação de risco social e matriculadas na rede pública de ensino.


A Fundação Raimundo Fagner desenvolve suas ações por meio do Projeto Aprendendo com Arte, uma proposta de educação em arte que visa promover o pensamento artístico e a percepção estética, com oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, principalmente na música. São 400 alunos recebendo programas que trabalham o incentivo à educação, com aulas de literatura e informática, capoeira e esporte, atividades orientadas para o desenvolvimento da criatividade e relacionamento grupal, integração de atividades pedagógicas às ações de saúde, ações de cidadania e de fortalecimento das relações familiares.

Repertório

Mater Divinae – Francisco Manuel da Silva

Beijo a mão que me condena – José Maurício Nunes Garcia

Quem me viu aflito e triste – Anônimo – Modinha do sec. XIX

Pelo amor de Deus ¬ Anônimo – Modinha do sec. XIX

Eu nasci sem coração ¬ Anônimo – Modinha do sec. XIX

Antífona para o Cântico Benedictus – José Maurício Nunes Garcia

Hino da Independência – D. Pedro I

Ganinha, minha Ganinha ¬ – Anônimo – Modinha do sec. XIX

Quem achou o qu’eu achei – ¬ Anônimo – Modinha do sec. XIX

Homens errados e loucos – Domingos Caldas Barbosa

Domine Jesu –-, ¬ José Maurício Nunes Garcia

Cotilhão – Instrumental violão

Batuque ¬ – Instrumental violão

Miudinho ¬ – Instrumental violão

Contradança ¬ – Instrumental violão

Menuette Afandangado ¬ – Instrumental violão

 
Serviço

Recital “Sarau Imperial”

Alunos da Fundação Raimundo Fagner

Local: Teatro Carlos Câmara, Rua Senador Pompeu 454, Centro – Fortaleza

Data: 17 de maio (sábado)

Horário: 17 horas

Entrada Franca

Informações: (85) 3274-3726.


Com informações da AD2M Engenharia de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here