O Hospital São José, referência no tratamento da Aids, recebeu menção honrosa pelo projeto “O Cuidado Humanizado em DSTs/Aids no Sistema Prisional do Estado do Ceará”. A premiação foi realizada pelo Instituto Innovare, em Brasília, na última terça-feira (1). O projeto do Hospital São José concorreu na categoria Justiça e Cidadania, que foi implantada pelo Instituto Innovare este ano e teve 244 práticas inscritas de todo o Brasil. A iniciativa do Ceará ficou entre as três finalistas da categoria, que foi vencida pelo projeto Observatório Social de Maringá e a Busca pela Transparência e Zelo na Gestão dos Recursos Públicos, do Paraná.


Segundo o presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, Carlos Ayres Britto, os projetos premiados na 12ª edição do Prêmio Innovare apresentaram humanização e inovações voltadas para os cidadãos brasileiros. “Por isso, cada um dos projetos vencedores mereceu o reconhecimento”, finalizou Britto.


Para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, o projeto do Ceará, com práticas inovadoras, deveria ser replicado. “Ter novos olhares e transformá-los em boas práticas faz de todos, personagens transformadores”, elogiou.

Projeto

Para evitar burocracias, garantir celeridade para a justiça e, principalmente, para os internos do sistema prisional que convivem com DST’s/Aids, o Hospital São José e a coordenação do Programa DST/Aids no Sistema Penitenciário do Ceará inverteram o fluxo de atendimento com o projeto “O Cuidado Humanizado em DST/Aids no Sistema Prisional do Estado do Ceará . Uma vez por mês, a equipe do hospital dedica um dia inteiro ao atendimento de internos das unidades prisionais do Estado que vivem com DST’s/Aids. Em cada unidade prisional, são feitos exames, entrega de medicamentos e orientação aos pacientes que estão presos. As mulheres soropositivas que estão no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa também são contempladas com o projeto.


Atualmente, 68 internos de todas as unidades prisionais do Ceará, já diagnosticados, são atendidos. O projeto também garante os cuidados a parentes mais próximos e dos dois prontuários elaborados dentro da unidade prisional, um vai para o Hospital São José, o que garante acompanhamento após a saída do paciente que está preso. “Não basta só o atendimento nas unidades prisionais. Quando os detentos são soltos, recebem tratamento contínuo no hospital”, reforça o diretor da unidade hospitalar, Roberto da Justa.


Além dos profissionais (médicos e enfermeiros) do programa, os internos são assistidos por uma equipe multidisciplinar (psicólogo, assistente social, dentista). Essas ações resultam em melhoria na qualidade de vida dos pacientes e na detecção precoce, evitando, assim, a transmissibilidade da doença. Mensalmente são realizadas oficinas de educação e saúde com os internos e familiares sobre o tema, conscientizando-os sobre o sexo seguro.

Saiba mais

Criado em 2004, com cerca de cinco mil práticas inscritas e mais 150 dessas premiadas,  o Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo.


Participaram da solenidade de entrega do prêmio, o diretor do hospital São José, Roberto da Justa, a enfermeira Eliana Rodrigues, o médico José Terceiro Paiva e a auxiliar de enfermagem, Vânia de Castro.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here