O Núcleo de Fortaleza do Instituto Sri Sathya Sai de Educação encerra nesta sexta-feira (10) workshop anual sobre Educação em Valores Humanos (EVH) para dirigentes, professores e demais funcionários da Escola Prof. Clodomir Teófilo Girão, mantida pela Associação Estação da Luz no município de Eusébio (CE). O Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (PSSEVH) foi desenvolvido por professores, pedagogos e psicólogos, sob a orientação de Sri Sathya Sai Baba (1926-2011), fundador e chanceler da “Universidade Sri Sathya Sai”, considerado o maior educador da Índia moderna.

 

Embora siga a legislação da Secretaria da Educação Básica do Estado, no que diz respeito ao currículo formal, a Escola Professor Clodomir Teófilo Girão é filiada ao Instituto Sai como uma EAP – Escola que Adota o Programa, tendo o acompanhamento do Núcleo. Para passar a educação baseada nos valores preconizados por Sai Baba – Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência – as professoras foram capacitadas e usam métodos e técnicas que vão desde a contação de histórias, ao canto e a harmonização diária.


O workshop realizado em duas etapas – a primeira na última quarta-feira e a segunda nesta sexta-feira – tem como facilitadoras Louzane Feitosa, Elsi Oliveira e Maria da Conceição Colaço e Inez Cabral, coordenadora do Núcleo (foto). A coordenadora pedagógica da Escola, Adriana Gurgel, explica que é importante a participação de dirigentes e outros funcionários da Escola – além dos professores – no workshop anual, para alinhar todos à filosofia da EVH.


Em outras ocasiões, os pais dos alunos também participam de formações semelhantes. Adriana Gurgel acrescenta que os benefícios da EVH são percebidos facilmente nos alunos da escola. “São crianças que conseguem ficar mais tranquilas, são abertas ao diálogo”, diz.

Formação do caráter


Inez Cabral ressalta que a palavra “educar” vem do latim  Ex + duco:   Ex  =  prefixo que indica movimento para fora  e  duco  =  conduzir, guiar  (do latim). “Então, educar é trazer  de  dentro  para  fora,  fazer  emergir, fazer  florescer os valores  que  já  fazem  parte  de nosso  verdadeiro  Ser”. Conforme dizia Sathya Sai, “a  meta  de  Educação  é  a  formação  do caráter” e, citando o educador, ela explica que “caráter  é  a  unidade  entre pensamento, palavra  e ação”.

 

Assim, ela diz ainda que é por meio da educação que “o ser humano poderá inteirar-se de que não é apenas corpo físico, mas de que é também um ser mental, intelectual, psíquico e espiritual”. Para fazer cumprir o principio básico do Programa – a edificação do caráter do aluno – são promovidas reflexões, estudos, exercícios e prática dos valores humanos.  De todos, Inez destaca o amor como a base dos demais. E exemplifica com outro pensamento de Sathya Sai: “Amor como Pensamento… é Verdade. Amor como Ação… é Retidão. Amor como Sentimento… é Paz. Amor como Compreensão… é Não-Violência.”

 


O programa é por excelência um método para promover a Cultura de Paz. “As professoras, através de seu amor, dedicação e exemplo propiciam o florescer dos Valores nos corações das crianças e a formação de um belo caráter. E esses valores eles levam para seus lares (há lindos depoimentos dos pais de como os seus filhos os ‘educam’, com admoestações amorosas, conselhos, exemplo) e, consequentemente, para sua comunidade. A Escola Prof. Clodomir T. Girão é tão respeitada pela comunidade que, até hoje, nunca os seus muros foram grafitados”, conclui Inez.

Sobre a Escola


Criada em 2003, a Escola Prof. Clodomir Teófilo Girão fica na Rua Zildênia, s/n, bairro Guaribas, no Eusébio (atrás da empresa CEARÁ Segurança). O objetivo principal da instituição é resgatar e fortalecer os valores humanos e a harmonia das crianças atendidas. São 128 alunos, com idades entre 3 e 11 anos que cursam do Infantil 3 a 5º ano do Ensino Fundamental. Mantida pela Estação da Luz, a escola tem como diretora Eliane Carvalho.


Mais informações: Estação da Luz – (fone: 85 3260 5140)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here