Uma caminhada seguida de ato público, programada para o próximo 15, a partir das 15h, da Praça Portugal à Praça da Imprensa e divulgação de uma nota pública de repúdio ao sensacionalismo e violência dos programas policiais foram algumas das deliberações dos representantes de diversas entidades e movimentos sociais que participaram de reunião na tarde dessa quinta-feira (9), no Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), em Fortaleza.  O encontro foi marcado após a exibição de cenas do estupro de uma criança em matéria veiculada no último dia 7, no programa Cidade 190, da TV Cidade, afiliada da Rede Record, no Ceará. As imagens também foram divulgadas em sites e redes sociais na internet.


A assessoria de comunicação do Cedeca informa que as entidades também irão oficiar órgãos nas diversas instâncias – federal, estadual e municipal – ligados aos direitos humanos, aos direitos específicos de crianças e adolescentes bem como aqueles ligados às questões de comunicação. Na última quarta-feira, o Cedeca já havia denunciado o caso ao Ministério Público Estadual.

 

Da reunião no Cedeca participaram representantes do Ministério Público do Ceará, Defensoria Pública, Escritório Frei Tito, Coletivo Intervozes, Fórum Cearense de Mulheres, Pastorais Sociais, Conselho Regional de Psicologia, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará, Centro de Assessoria Jurídica Universitária (CAJU) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (Labvida) da Universidade Estadual do Ceará e de outras entidades, além de representantes do Mandato Ecos da Cidade e do Mandato Cidade em Movimento.


Após a exibição das imagens o Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) já havia solicitado cópia da matéria para análise pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC). O vídeo que estava circulando pela internet tanto em redes sociais como no site da TV Cidade foi retirado do ar a pedido do procurador regional da República no Ceará, Francisco Macedo Filho.


Mais informações: Cedeca – (fone: 3252 4202)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here