Estão marcadas para o dia 6 de março as audições para músicos cearenses que pretendem estudar no Conservatório de Briançon, na França, no ano letivo 2014/2015. O projeto “Briançon Tempo de Brasil” oferece, anualmente, quatro bolsas de estudo para jovens instrumentistas do Ceará.  O processo seletivo começará a partir das 8h, no auditório do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE).


Criado em 2006, o projeto “Briançon Tempo de Brasil” foi idealizado pelo violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, cidade localizada na região dos Haute-Alpes, na França. Desde 2009, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, anualmente, quatro jovens instrumentistas cearenses recebem bolsas para a conclusão de seus estudos na instituição, tendo como objetivo a preparação para o diploma de nível médio Certificat de fin d’études musicales.


Até o momento, o projeto já contemplou 23 jovens músicos cearenses, selecionados a partir de audições e entrevistas realizadas uma vez por ano por professores do Brasil e da França, em Fortaleza. A iniciativa é realizada pela Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) e pelo Conservatório de Briançon. Em 2012, formalizou-se um convênio entre a Universidade Estadual do Ceará e o Conservatório de Briançon, o que possibilitará futuros intercâmbios de estudantes e professores, estreitando ainda mais os laços desta cooperação internacional.

Objetivos

Segundo Fernando Lage, os objetivos do projeto são aperfeiçoar artisticamente jovens cearenses em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa aos participantes; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; e, especialmente, estimular a formação de músicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico dos jovens professores.

           

Para participar do processo seletivo, os candidatos podem se inscrever em duas categorias, que terão dois (02) selecionados para cada uma. Para ambas as categorias, exige-se o ensino médio completo.


•         Categoria A: Formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica para jovens músicos de até 21 anos;

•         Categoria B: Formação pedagógica, instrumental e teórica para jovens músicos de até 28 anos, graduados ou não, que já ensinam em algum projeto musical apoiado por prefeituras, associações e/ou ONGs.

 

O exame de pré-seleção consta de uma prova de execução instrumental, na qual cada candidato deverá tocar duas peças ou estudos de estilos contrastantes (um clássico ou popular; ou um rápido e um lento; ou um barroco e um contemporâneo) com duração máxima de 10 minutos para as duas peças, além de uma entrevista com os membros da banca examinadora.


A banca é formada por professores do Conservatório de Briançon, professores da UECE, ex-bolsistas do projeto e membros da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE). Um piano será posto à disposição dos candidatos que desejam se apresentar com um pianista acompanhador.

 

A seleção final será realizada pelo diretor e professores do Conservatório de Briançon, por meio dos vídeos das audições e análise das entrevistas dos pré-selecionados. O resultado final será divulgado a partir de 15 de abril de 2014. O ano letivo tem início em setembro de 2014 e segue até julho de 2015.

 
Serviço

Processo seletivo para bolsas do projeto “Briançon Tempo de Brasil”

Data: 06 de março de 2014

Horário: a partir das 8h

Local: Auditório do curso de Música da UECE (Campus do Itaperi / Bloco F – Av. Paranjana, 1700 – Fortaleza/CE)

Inscrição: gratuita

Anúncio dos selecionados: a partir de 15 de abril de 2014

Mais informações: Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) | e-mail: apice.ce@gmail.com |(85) 3278-7405 / 8840-2425 / 8823-1793

Facebook: https://www.facebook.com/BrianconTempoDeBrasil

Vídeo sobre o ano letivo 2012/2013: http://www.youtube.com/watch?v=kqDzxbTTars


Com informações da assessoria de imprensa do projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here