Conhecer a história para que fatos contra a democracia ocorridos durante Ditadura Militar não se repitam. Com essa intenção, o público pode visitar a exposição “Memórias Reveladas: as Lutas Políticas no Ceará (1964-1985)”, em cartaz no Arquivo Público do Ceará (APEC, Rua Senador Alencar, 348, Centro), em Fortaleza. A mostra consta de documentos do acervo da instituição, produzidos e recebidos pelo aparato repressor do Estado, durante a Ditadura Militar implantada em 1964 e que, por 21 anos, privou o País do Estado de Direito, das liberdades democráticas e dos direitos de expressão e reunião, e institucionalizou a tortura e o assassinato como políticas de Estado. A exposição está aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.


A mostra é uma forma de marcar dos 50 anos da Ditadura Militar, completados nesse dia 31 de março. Os documentos dão uma idéia dos acontecimentos ocorridos no Ceará durante o regime de exceção. A mostra integra o projeto “Memórias Reveladas” originado a partir de documentos da Delegacia de Ordem Política e Social (Dops-CE), do Serviço Estadual de Informações (SEI), na Secretaria da Segurança Pública do Ceará e nos arquivos do jornal Tribuna Operária.

 

Os documentos ficaram restritos sob custódia do Arquivo Público de 2005 a 2012, quando a Lei de Acesso à Informação permitiu a abertura deles ao público. A equipe do projeto procedeu a seleção dos documentos obedecendo a critérios de importância histórica, social e cultural, buscando destacar  fatos de grande repercussão na época, atuação de sindicatos, da Igreja e de outros personagens das histórias reais de perseguição e resistência à ditadura no Ceará.


Mais informações: Arquivo Público do Estado do Ceará – (fone: 85  3101 2615)

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Cultura do Ceará

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here