O protagonismo, as diversas maneiras de se expressar e o direito à opinião das pessoas autistas. Esta é a bandeira que marca o Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo no Ceará, 2 de abril, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fortalecer o conhecimento e os direitos das pessoas com Autismo no planeta. Com o tema “Sou autista, tenho a minha voz”, a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (ABRAÇA) e suas filiadas no Ceará, Casa da Esperança, Fundação Projeto Diferente, Centro de Inclusão e Apoio a Pessoa Autista de Pacatuba (CIAPA) e Associação de Pais e Amigos de Autistas de Sobral (APASO), promovem ações com intuito de debater, numa perspectiva inclusiva, as questões relativas à situação das pessoas com Autismo e suas famílias.


A data será marcada com um Ato Público na Praça do Ferreira, nesta quarta-feira (2), a partir das 14h30, com a presença de autistas, familiares, especialistas e profissionais de diversos segmentos que atuam na atenção dos autistas no Estado. Na ocasião, será lançado um selo comemorativo pelos Correios, impresso pela Casa da Moeda, em alusão à luta contra o preconceito do Autismo e dos autistas. O lançamento é nacional e faz parte da Programação Filatélica dos Correios. Em alguns dias, 552 mil unidades estarão disponíveis aos interessados nas agências de todo o Brasil, mas exemplares já podem ser encontrados na Agência Filatélica de Fortaleza. Também está programado o lançamento da cartilha “A história de Pedro – Perguntas e Respostas sobre o Autismo e a Lei 12.764/2012. O evento será na próxima sexta-feira (4), na Casa da Esperança, em horário a ser divulgado.

Autismo


Os autistas possuem características comuns em pessoas que diferem muito umas das outras, cada uma com seu jeito de ser e de se expressar. Essas características são definidas como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e se apresentam como dificuldades na comunicação, no comportamento e na interação social, além de apego à rotina e um padrão repetitivo de atividades. Muitos autistas precisam de apoio para se comunicar e desempenhar atividades da vida diária, outros levam a vida de forma mais independente. Alguns têm habilidades específicas, outros deficiência intelectual. Ser autista é tão diverso quanto estar dentro do espectro neurotípico.


Estima-se que 1% da população mundial possua TEA em algum nível, o que pode significar que o Brasil tenha cerca de dois milhões de pessoas com Autismo. Mais de 400 autistas recebem acompanhamento em instituições especializadas no Ceará. A Casa da Esperança é referência nacional no diagnóstico, tratamento e pesquisa do Autismo e recebe pacientes de todo o país.


Em 2008, o Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência com status de emenda constitucional e em 2012 as pessoas autistas foram legalmente reconhecidas como pessoas com deficiência. A Convenção foi construída coletivamente sob o lema “Nada sobre nós, sem nós”. Porém, durante muito tempo e nos dias de hoje é comum que a opinião das próprias pessoas autistas seja desprezada, mesmo em assuntos que lhes dizem respeito.


O tema deste ano “Sou autista, tenho a minha voz” chama a atenção para a capacidade que o autista tem de se expressar, mesmo que não fale. Para garantir o reconhecimento dos autistas como ser humano pleno de direitos, sua voz deve ser escutada e valorizada, nas diversas formas de expressão pela família, profissionais, organizações representativas e autoridades públicas. Isso terá um impacto muito grande no desenvolvimento individual e no reconhecimento social das pessoas com autismo.


O manifesto divulgado no Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo evoca à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que aborda o direito à opinião e às variadas formas de expressão. Leia o manifesto na integra em abraca.autismobrasil.org

Com informações da assessoria de imprensa do evento. Contato: jornalista Angela Marinho – (fone: 85 3114 9658 / 9760 3180 /  / 96494306

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here