O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) está recebendo doações de objetos e documentos para compor o Memorial Engenheiro Civil José Augusto Fiúza Pequeno, a ser inaugurado no dia 1º de agosto em sua sede (Rua Castro e Silva, 81 –  Centro), em Fortaleza. Para contar e preservar a história da engenharia no Ceará, a entidade quer reunir fotos, documentos, livros, filmes, homenagens, peças ou símbolos alusivos a comemorações (incluindo medalhas e placas), documentos sonoros, iconográficos e cartográficos.


 


Atualmente, o acervo conta com cerca de 20 peças, entre elas teodolito (instrumento ótico para medir ângulos), réguas de cálculos, calculadoras ligadas a engenharia na década de 50, máquinas de datilografar, voltímetro, manômetro, pluviômetro, roda ferroviária empregada em alto de linha e fotografias. Integram a equipe responsável pela criação do memorial a assessora cultural do Crea-CE Silvana Figueirêdo, o museógrafo Chico Aragão, a historiadora Carla Vieira – atual diretora do Museu do Ceará – e a bibliotecária do Crea-CE Sandra Cabral.


 


Técnicos das engenharias e instituições que fazem parte do Conselho analisam o material doado para que não haja nenhum dano às peças expostas bem como para reunir os artefatos que agreguem valor à história da engenharia.


  


“Estamos não só reconstituindo a história do setor tecnológico no Ceará, como reconhecendo aqueles que atuaram de forma determinante para o desenvolvimento das engenharias”, disse o presidente da autarquia Victor Frota. A escolha do nome do memorial é uma homenagem ao segundo presidente do Crea-CE, engenheiro civil José Augusto Fiúza Pequeno.


 


Como doar


 


O Crea-CE esclarece que a doação é a modalidade mais usual, quando se trata de arquivos pessoais ou de instituições. No entanto, é possível ao doador ceder seu material através de um termo de doação ou empréstimo, no qual ficam estabelecidos critérios de concessão, uso, reprodução e prazos de guarda.


 


Mais informações:  Silvana Figueirêdo, assessora cultural do Crea-ce – (fones:  85  3453 5860 e  8743.8199) – E-mail: memorial@creace.org.br.


 


Com informações da Assessoria de imprensa do Crea-CE. Contato: jornalista Mozarly Almeida – (fone: 85 9619 2181 / 8808 2546) / Fotos: Acervo do Crea-CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here