Estudantes com idades entre 11 a 14 anos, da sexta a oitava séries do Ensino Fundamental, de escolas da rede municipal de educação de Fortaleza, participam das aulas de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas do Programa Unplugged (#Tamojunto). A iniciativa é do Ministério da Saúde, em parceria do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e na capital cearense o projeto é supervisionado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e da Secretaria Municipal de Educação (SME).


Para aplicar a metodologia, professores foram capacitados nos dias 18 e 19 de fereveiro. Eles e os alunos receberam material didático com as 12 aulas propostas (uma aula a cada semana) e a serem ministradas ao longo do semestre.


De acordo com o material de divulgação da CPDrogas, a metodologia das aulas consiste em promover discussões em uma linguagem descontraída e acessível, abordando diversos assuntos e situações de estresse que podem levar os adolescentes a usar drogas. Nos encontros para tratar do assunto, também será promovido o fortalecimento de fatores de proteção, como bem estar psicológico e emocional, habilidades sociais e bom relacionamento com os pais, tornando os alunos menos vulneráveis ao uso de drogas e a outros comportamentos negativos.


Para reforçar os frutos do projeto, serão realizadas três Oficinas Temáticas com os pais dos alunos ou seus responsáveis tendo como conteúdo a promoção de habilidade de vida e prevenção ao abuso de álcool, tabaco e outras drogas nas escolas.


Esse programa foi adaptado a partir de uma metodologia anterior desenvolvido por um conjunto de pesquisadores europeus e trazido ao Brasil como projeto pré-piloto pela Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da saúde, em parceria com a UNODC.

Escolas contempladas


Para a implantação do projeto em Fortaleza  foram escolhidas 12 escolas a partir dos dados do Instituto Nacional de Pesquisas. Seis escolas serão experimentais e outras seis são consideradas controle, onde serão acompanhadas pelos pesquisadores do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e Ministério da Saúde. As aulas do projeto acontecem em dias da semana e horários diferentes em cada estabelecimento.


As escolas que estão na categoria Experimental são: EMEIF Marieta Guedes Martins (Av. Cônego de Castro, 4701 – Novo Mondubim), EMEIF Antonio Correia Lima (R. Hermes Paraíba, 934 – Vila Velha); EMEIF Angélica Gurgel (R. Dr. Pergentino Maia, 375 – Messejana), EMEIF Gabriel Cavalcante (Quadra F, 167; Conj. Pres. Castelo Branco – Pres. Kennedy), EMEIF Professora Belarmina Campos (R. Dr. Manoel Rodrigues Monteiro, 840 – Vicente Pinzon) e EMEIF Casimiro Montenegro (Av. Bernardo Manuel, 11360 – Mondubim).


Na categoria Controle estão:  EMEIF Antonio Diogo De Siqueira (R. Anselmo Nogueira 655 – Bom Sucesso), EMEIF Professora Raimunda Felix de Alcântara (Av. Mem De Sá, 384 – Messejana), EMEIF Zaira Monteiro Gondim (Rua Pedro Aguiar, 315 – Itaperi), EMEIF Francisco Nunes Cavalcante (R. Poeta Mário Linhares, 561 – Prefeito José Walter),  CMES Professora Martha dos Martins Coelho Guilherme (R. 313, 243, Conj. São Cristóvão – Jangurussu) e EMEIF Sebastião de Abreu (R. Geraldo Barbosa, 1065 – Bom Jardim)

Com informações da assessoria de imprensa da CPDrogas. Contato: jornalista Renata Pinheiro

– (fone: 85 8970 2057)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here