Oito em cada dez brasileiros não sabem controlar suas próprias finanças, porque não conseguem ter disciplina ou porque não sabem como anotar gastos e estabelecer prioridades. A constatação é de uma pesquisa realizada com 650 pessoas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A sondagem mostrou, ainda, que 36% dos entrevistados sabiam um pouco ou nada sobre as contas regulares que deveriam pagar este mês. Outro estudo do SPC revelou que 54% dos brasileiros não conseguem economizar qualquer quantia de seus rendimentos, frente a 42% que afirmaram conseguir poupar algum recurso. 


 


Além disso, as sondagens mostram que 85% dos consumidores admitem fazer compras por impulso, ou seja, movidos por questões emocionais. Dessa forma, os pesquisadores do SPC Brasil concluíram que a situação de inadimplência está muito mais ligada ao comportamento e hábitos do consumidor do que em relação ao tamanho do próprio orçamento.


 


Imperando o descontrole financeiro, a consequência direta é o endividamento. Neste contexto, o SPC Brasil lançou o “Meu Bolso Feliz”, um programa de educação financeira. O projeto é voltado especificamente para a classe C – a nova classe média brasileira, que com o aumento da oferta de emprego e crédito, já representa mais da metade da população do país.


 


Segundo o SPC, o programa tem como objetivo combater o aumento do endividamento do consumidor por conta do descontrole financeiro. A primeira fase do projeto é composta por um portal de orientação financeira (http://meubolsofeliz.com.br), que oferece serviços gratuitos como calculadoras financeiras, simuladores, além de consultorias individualizadas ao internauta fornecidas pelos economistas do SPC Brasil.


 


Poder de compra


Para o idealizador do projeto de educação financeira do SPC Brasil e vice-presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Honório Pinheiro, a evolução do poder de compra da classe média não acompanhou a ampliação da consciência financeira do consumidor. 


 


“Essas pessoas tiveram um acesso repentino ao crédito, mas nunca foram ensinadas — ou na escola ou dentro de casa — a usá-lo de maneira planejada e consciente”, explica Pinheiro. Dessa forma, de acordo com o SPC Brasil, o objetivo do projeto é aumentar o nível de consciência financeira da população brasileira para construir um mercado de consumo mais seguro e transparente. Além disso, segundo Pinheiro, não basta apenas cortar gastos e medir impulsos na hora das compras. “É preciso investir e incentivar a cultura da poupança no Brasil. Mostrar ao consumidor a importância de poupar uma parcela do próprio salário para formar uma reserva e, assim, poder acioná-la em momentos de emergência como uma demissão ou uma doença na família, inclusive para aposentadoria”, explica Pinheiro.


 


Sobre o projeto


O portal Meu Bolso Feliz disponibiliza mecanismos para orientar e acompanhar a vida financeira do brasileiro nas mais diversas situações de consumo — da mais básica até aquela que aparenta ser complicada, como planejar a própria aposentadoria. O conteúdo foi desenvolvido de maneira interativa e didática para alcançar o entendimento do maior número de consumidores possível.


 


Uma equipe composta por especialistas da área financeira, comunicadores e por jornalistas é responsável pela atualização constante do conteúdo. A plataforma ainda disponibiliza ferramentas como ilustrações, infográficos e simuladores para que o usuário possa ter uma melhor compreensão do material e consiga visualizar situações reais do dia a dia. 


 


O programa oferece suporte para consumidores de perfis diversificados – desde aqueles que precisam imediatamente sair do sufoco até aqueles que querem informações sobre qual é a melhor maneira investir o dinheiro que está guardado.


 


Honório Pinheiro explica que as modalidades de crédito estão no mercado justamente para serem usadas e auxiliar na realização de sonhos. “No entanto, para que haja consumo consciente é preciso encarar novas posturas frente aos próprios gastos. Fugir das armadilhas do consumismo e do desejo compulsivo pelas compras é fundamental para evitar situações de inadimplência e realizar sonhos sem estourar o limite financeiro de cada um”, pontua.


 


Mais informações acesse o site em http://meubolsofeliz.com.br


 


Com informações do SPC Brasil


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here