Considerado um dos maiores nomes da fotografia no Brasil, o cearense Chico Albuquerque (1917 -2000) acaba de ganhar o site “Chico Albuquerque e a Fotografia Moderna no Brasil (www.chicofotomoderna.net), onde estão registrados dados sobre sua vida e obra. O internauta encontra na página fotografias, documentos e vídeos que permitem compreender a relação do trabalho do “seu Chico’, como era carinhosamente chamado, com o desenvolvimento dessa linguagem no país, em especial com o movimento fotoclubista nas décadas de 1950 e 1960.


O projeto de criação do site teve a coordenação da pesquisadora e produtora cultural Patrícia Veloso, que conviveu durante vários anos com Chico. Ela chegou a editar duas publicações sobre ele – “Mucuripe” (2000) e “Chico Albuquerque Fotografias” (2010). Ano passado, Patrícia apresentou a dissertação de mestrado “O mundo em si: o moderno e o contemporâneo na fotografia de Chico Albuquerque e Gentil Barreira”, ao Programa de Pós-Graduação Boletim do Foto Cine Clube em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCom/UFC). Os textos do site fazem parte desse estudo.


Ela organizou os conteúdos do site em cinco seções: Chico, Fotos, Recortes, Publicações e Vídeos. Entre as amostras de trabalhos do artista estão imagens da cidade de São Paulo, do estúdio fotográfico na Avenida Rebouças e de seu mais conhecido ensaio, “Mucuripe”, realizado em 1952 na orla de Fortaleza. Além de reunir a cronologia do fotógrafo e trechos de entrevistas, a seção “Chico” apresenta o contexto de produção de suas obras durante o surgimento do movimento fotoclubista na capital paulista. O projeto foi viabilizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio do Edital de Incentivo às Artes.

Pioneiro e inovador


Francisco Afonso Albuquerque nasceu em Fortaleza no dia 25 de abril de 1917. Aos 15 anos, iniciou a carreira de fotógrafo na Aba Film, empresa fundada por seu pai, profissionalizando-se como retratista. Transferiu-se para São Paulo em 1947, lá permanecendo até 1975, período no qual se aperfeiçoou em várias técnicas fotográficas e se filiou ao Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB).

 

Participou de exposições internacionais, seminários, salões, palestras, julgamentos. É considerado pioneiro da fotografia publicitária. Apesar da qualidade de sua produção e das muitas premiações, a atuação dele no Foto Cine Clube ainda é pouco conhecida nacionalmente. O Instituto Cultural Chico Albuquerque (ICCA), entidade sem fins lucrativos mantida pela família do artista, em parceria com o Instituto Moreira Salles (RJ) e o Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), trabalham na restauração, recuperação e digitalização de cerca de 70 mil originais em preto e branco e em cores, os quais representam parte do acervo da produção do fotógrafo no período de 1940 a 1970.


Em meados da década de 1970, Chico retornou a Fortaleza. Faleceu em 2000, aos 83 anos, deixando um legado inestimável para a fotografia nacional.


Mais informações: Patrícia Veloso, pesquisadora, produtora cultural e coordenadora do projeto – (fone: 85  3261 0525)

Com informações da assessoria de imprensa

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here