“A leitura abre as portas de um mundo que só existe quando é lido”. Esse pensamento, bastante defendido por especialistas, reforça o papel libertador da leitura na vida de todos nós, sobretudo, como uma ação produtora de sentido. No Brasil, estudos apontam que a média de leitura é de um livro por ano. De acordo com dados da pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Instituto Pró-livro, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro.

Diante deste cenário e com a proximidade do Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado em 2 de abril, Élida Santiago, professora do Fundamental Anos Iniciais do Colégio Darwin, defende que a leitura é uma forma de desenvolver, por exemplo, a criatividade, viver momentos de aventura, permeados de imaginação e suspense. Élida ressalta também que todo indivíduo se torna instrumento na construção da cidadania. “A leitura deve ser, sobretudo, um ato prazeroso e, desde cedo, as crianças precisam ‘viver’ as histórias”.

Ainda de acordo com a educadora, a leitura compõe o sujeito intelectual que todos nós somos, de forma sadia, eficaz e plena. Com as aulas remotas, por conta da pandemia da COVID-19, o papel dos pais nesse processo se tornou ainda mais essencial. A professora do Colégio Darwin lista três orientações para que as famílias possam auxiliar no processo de alfabetização das crianças. Confira:

Busque elementos estimulantes

Utilize desde rótulos de produtos que seus filhos consumam a jornais ou revistas, pela composição de imagens e cores. São elementos que se aproximam das crianças e, assim, elas irão se sentir estimuladas a entrar no mundo da leitura.

Deixe recadinhos pela casa

Outro ponto interessante são os pais trabalharem com quadro de recados. Quando introduzidos à leitura, as crianças já compreendem o que é um bilhete, por exemplo. É interessante, então, que os responsáveis troquem mensagens escritas, deixando recadinhos curtos na geladeira ou no quarto. Isso ajuda os filhos a reconhecerem letras e sílabas.

Leia livros com seus filhos

Leia histórias infantis com seu filho. Após isso, peça que ele leia também e acompanhe com o dedo como se estivesse lendo junto, mas estimulando ele a compreender o que tem escrito nas páginas. Caso ele não conheça uma palavra, pare e apresente a ele. Mantenha a curiosidade do seu filho pela leitura ativa.

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