Especialista em assistência oncológica e referência no Norte e Nordeste, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) completa nesta terça-feira (25) 70 anos de história dedicada a oncologia e a solidariedade. Para celebrar a data, várias atividades estão previstas como a revoada de balões azuis, missa de gratidão, apresentação do Coral do ICC, homenagens da Casa Vida, do Memorial Benfeitores do ICC e de 70 funcionários entre colaboradores, médicos e voluntários, lançamento do Anexo II e a entrega da nova sede da Casa Vida.


Para o presidente do Instituto, Dr. Lúcio Alcântara, a trajetória do ICC está diretamente relacionada aos avanços que o Estado do Ceará conquistou na área da saúde e da oncologia. “O Instituto é sinônimo de excelência em todas as áreas oncológicas, com reconhecimento nacional e internacional. Todos àqueles que fazem e já fizeram parte do ICC trabalharam arduamente para que pudéssemos chegar aos 70 anos. Tenho muito orgulho desta instituição”, revela o presidente.

Responsabilidade social

A trajetória do Instituto do Câncer do Ceará vai além da assistência médica e marca também, a área de responsabilidade social dando total apoio aos pacientes em tratamento do câncer e seus familiares. A superintendente de responsabilidade social do ICC, Débora Boni, destaca que a solidariedade em forma de apoio e atenção pode influenciar positivamente no tratamento oncológico. “Todo o trabalho social gira em torno da humanização do tratamento e do voluntariado. Hoje, o ICC conta com mais de 300 voluntários que são capacitados para atuar diretamente com os pacientes, levando amor e alegria a eles”, conta a superintendente. Ela revela também, que ao receber tamanho acolhimento, os pacientes se sentem importantes e passam a encarar o tratamento com maior confiança.

Casa Vida

O Instituto mantém ainda, na área social, a Casa Vida – casa de apoio a pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos do Interior do Estado e de outras cidades, para realizar tratamento no HHJ. Atualmente a casa atende cerca de 80 pessoas fornecendo hospedagem e refeições, além de serviços multiprofissionais, como: atendimento médico, enfermagem, psicologia, fisioterapia, farmácia, nutrição, terapia ocupacional e também, oficinas artísticas. Com a entrega da nova sede da Casa Vida, construída com recursos doados ao ICC, a capacidade de atendimento será ampliada para 150 pessoas.


“Com a ampliação da Casa Vida vamos garantir que mais pacientes tenham condições de realizar e/ou finalizar o tratamento oncológico, proporcionando a eles maiores e melhores condições de vida e sobrevida. Este sonho que visa a humanização do tratamento começou no coração da saudosa Heloisa Juaçaba, e hoje, tenho o prazer de vê-lo sendo realizado” destaca Dra. Lúcia Alcântara, presidente da Rede Feminina do ICC.

Ensino e pesquisa

Na área de ensino, pesquisa e extensão, o ICC mantém a Escola Cearense de Oncologia (ECO) criada há 13 anos, com a missão de gerar e difundir conhecimento técnico-científico em cancerologia, contribuindo para uma melhor compreensão do câncer, em termos de prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida do paciente. Atualmente, a escola possui expressiva atividade na formação e investigação científica em cancerologia,  com cursos de extensão, pós-graduação lato  e stricto sensu.

Novo anexo

Outro marco na história do Instituto será o lançamento do Anexo II que será construído no mesmo terreno do Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) e terá 22 mil m² de área construída com infraestrutura completa para atendimento ambulatorial e pronto atendimento, realização de exames e internação hospitalar exclusiva para pacientes oriundos do Sistema único de Saúde (SUS). “Com a construção do Anexo II o Instituto terá capacidade para realizar o dobro do número de atendimentos que hoje, chega a 22 mil ao mês”, conta o superintendente corporativo de Negócios do Instituto, Pedro Meneleu.

 
Livros

Dentro da programação de aniversário também está previsto o lançamento dos livros “Rede Feminina do Instituto do Câncer do Ceará”, que retrata a história e trajetória de mulheres que dedicaram suas vidas para garantir assistência a pessoas acometidas por câncer, através de movimentos filantrópicas, e “Pedaços do Cotidiano no Instituto do Câncer do Ceará” que traz a rotina do dia a dia vivenciado no ICC. Os livros são de autoria da escritora Elsie Studart e foram organizados pelo Dr. Marcelo Gurgel, que colabora com o ICC há 40 anos.

 
Programação
Data: 25 de novembro

Horário: 8 horas às 11 horas

Local: Casa Vida (Rua Delmiro de Farias,1610)

 
Revoada de Balões

Data: 25 de novembro

Horário: 12 horas

Local: Estacionamento do ICC (Rua Papi Junior, 1222)

 
Missa e apresentação do Coral ICC

Data: 25 de novembro

Horário: 15 horas

Local: Praça do 1° andar – Hospital Haroldo Juaçaba (Rua Papi Junior, 1222)

 
Sessão Clínica

Data: 28 de novembro

Horário: 7h15 horas

Local: Auditório do ICC, 6º andar (Rua Papi Junior, 1222)


Com informações da assessoria de imprensa do ICC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here