Um projeto, que atende 400 crianças de Fortaleza e Orós, tem uma proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética, com oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, principalmente na música. O “Aprendendo com Arte” é um trabalho desenvolvido pela Fundação Social Raimundo Fagner, que investe em educação complementar para o desenvolvimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.


De acordo com a diretora administrativa financeira da Fundação Raimundo Fagner, Tereza Tavares, o projeto “Aprendendo com Arte” tem trabalhado fortemente seus objetivos, visando o fortalecimento dos aspectos relacionados a educação formal, tendo como reflexo o aumento da escolaridade dos participantes do projeto e a diminuição dos índices de reprovação escolar, que desde 2009, foi reduzido a zero. “Dessa forma, os jovens são estimulados a se prepararem para o ENEM e muitos encontram-se na Universidade, bem como, no mercado de trabalho. O projeto não tem caráter assistencialista, mas de formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Jovens capazes de construir seu ‘Projeto de Vida’, conhecendo suas habilidades e potencialidades para buscar a realização de seus sonhos e projetos pessoais, sociais, familiares e profissionais”, relata Tereza.

Objetivos

Entre os principais objetivos do projeto, explica Tereza, está o de criar espaços de socialização para as 400 crianças e adolescentes de camadas populares, que tenham a arte e a cultura como elemento central no desenvolvimento de suas potencialidades junto à comunidade de origem, especificamente do parque Itamarati, na periferia de Fortaleza e da cidade de Orós. “Essa construção contribui para a criação de condições e oportunidades para que os jovens possam desenvolver plenamente o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. É nosso objetivo também contribuir para o crescimento e desenvolvimento pessoal, social e cultural das crianças e adolescentes, além de trabalhar na ação educativa, a perspectiva do Desenvolvimento Humano, em especial, os direitos e valores humanos e a cidadania, equidade, justiça, responsabilidade, preservação ambiental e cidadania”, destaca Tereza.


Para atingir esses objetivos, o projeto desenvolve atividades através das oficinas canto coral, flauta, violão, percussão, dança, teatro, literatura, informática, esportes e artes plásticas; participação em grupos de arte terapia e formação cidadã para trabalhar aspectos ligados ao fortalecimento da identidade, a elevação da autoestima, o relacionamento grupal e familiar  e desenvolver conceitos de protagonismo juvenil,  estimulando a participação dos educandos no planejamento, execução e avaliação das atividades desenvolvidas, contribuindo na formação gradual de jovens autônomos, solidários e competentes.

Prêmio ODM

Em maio, o projeto Aprendendo com Arte foi uma das 30 práticas brasileiras vencedoras da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil, por contribuir com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Na análise de Tereza Tavares, o prêmio é importante para demonstrar que as políticas públicas e a sociedade civil organizada estão contribuindo para uma melhor qualidade de vida e diminuição da desigualdade social.


“O Brasil, segundo relatório da Secretaria Geral da Presidência da República, cumpriu a maioria das metas dos ODMs antes mesmo de 2015, com grande destaque para a redução da fome e da pobreza.

O Ceará foi o Estado contemplado com o maior número de Projetos vencedores, sendo seis instituições privadas e 1 Pública, dentro as quais três no quesito ‘Acabar com a fome e a miséria’, dois no quesito – Educação básica de qualidade, um no quesito 7, garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e um no quesito 8, estabelecer parcerias para o desenvolvimento. Esse desempenho vem demonstrar que apesar das dificuldades e adversidades, estamos solidários e contribuindo com resultados concretos para a melhoria dos índices e reverter situações extremas de injustiça social”, avalia Tereza.


A Fundação Raimundo Fagner, ressalta Tereza, dispõe de uma rede de relacionamento com a comunidade, famílias, escolas e parceiros que compartilharam da emoção e satisfação no reconhecimento do projeto Aprendendo com Arte. “Existe um senso comum na compreensão de que o rigor e critérios estabelecidos pelo edital e complementados pela visita técnica nos respaldam como instituição com grande valor e responsabilidade social e cultural e trazem para todos um sentimento de realização e missão cumprida, ao mesmo tempo, que aumenta o nosso compromisso e responsabilidade na nossa atuação. Traz para todos a certeza de que ‘Nós podemos’ fazer muito mais”, comemora a diretora.

*Foto: Tereza Tavares e Sandra Queiroz / Divulgação Fundação Raimundo Fagner


 

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