Com a proposta de ser o fio condutor de oportunidades e causar impacto na vida de jovens universitários de baixa renda, oferecendo-lhes meios de superar dificuldades e estimular os estudos, o Instituto Semear tem como foco principal potencializar talentos e evitar a evasão escolar.


Segundo Felipe Amorim, membro do Instituto Semear Fortaleza, a organização sem fins lucrativos ajuda a formar, além de profissionais competentes, cidadãos engajados e líderes ativos no enfrentamento dos problemas sociais do país. “Além de cultivar uma consciência social junto a mentes empreendedoras e proativas, convém criar um meio de propagação desta causa. Estes cidadãos levarão consigo a responsabilidade moral e social de passar adiante o investimento que lhes foi dedicado, ajudando a construir uma nova geração de vencedores”, explica Amorim.


As atividades do Instituto Semear iniciaram-se em 2010, em São José dos Campos – São Paulo – com o Projeto Piloto, que selecionou 10 alunos aprovados no vestibular de diversas universidades públicas. Em 2011 foram selecionados 23 universitários que enfrentam grandes desafios de superação na relação entre a vida acadêmica e a situação financeira limitada. Estes atuais bolsistas do Instituto Semear são jovens que estudaram no Curso Alberto Santos Dumont (CASD Vestibulares), um curso pré-vestibular fundado e administrado por universitários do ITA que oferecem ensino de qualidade para alunos carentes, dando-lhes oportunidade de concorrer a vagas nas melhores universidades do país. Hoje, o Instituto atua também no Rio de Janeiro e no Ceará.

Estrutura e manutenção

Conforme Amorim, a estrutura e atuação do Instituto Semear têm como principal inspiração o modelo da Fundação Estudar, que é uma instituição incentivadora da educação e formação de líderes, oferecendo bolsas, mentoria, programas de acompanhamento e rede de contatos.


Para o Instituto Semear se manter é necessário a doação de bolsas que são repassadas aos jovens. Hoje o Instituto é descentralizado, em cada sede no Brasil busca-se investidores que acreditem na ideia e possam custear essas bolsas aos jovens.

Seleção

A seleção dos bolsistas segue critérios de renda e grau de alinhamento com a missão, visão e valores do Instituto Semear. Dessa forma, são predominantes os estudantes universitários com condições financeiras limitadas, com perfil de liderança, empreendedorismo e bom desempenho acadêmico. Outro ponto de destaque é a consciência e vontade de alteração do quadro social, visando o incentivo do retorno deste investimento à sociedade. O Processo de Seleção dos bolsistas é idealizado nas em quatro etapas: 1. Apresentação Institucional: Avaliação preliminar quanto à identificação do candidato com a cultura do Instituto. 2. Prova Presencial: A avaliação conterá 12 questões de lógica, 12 de interpretação de texto e 6 de atualidades . 3. Dinâmica de Grupo: Identificar perfis que estejam em ressonância com os valores do Instituto. 4. Entrevista Individual: Avaliar o candidato quanto ao alinhamento às crenças e valores do Instituto


No Instituto Semear Fortaleza está sendo encerrado o primeiro ciclo de jovens beneficiados. Ao todo, entre junho de 2013 a maio de 2014, 11 jovens foram acompanhados pelo Instituto. “Neste momento estamos na fase final de seleção dos jovens que serão beneficiados de junho de 2014 a maio de 2015”, afirma Felipe Amorim.

Atividades desenvolvidas

 O Instituto Semear trabalha baseado em três pilares: bolsa, mentoria e network.

 – Bolsa de Estudo: Os jovens-semente (como são chamados os bolsistas) recebem mensalmente uma ajuda financeira de R$200,00, pelo período de um ano, para gastos de transporte, alimentação, cultura e outras necessidades do bolsista. É um auxílio financeiro que visa, sobretudo, a reduzir a evasão escolar desses estudantes por debilidades econômicas. Evitar que bons alunos tenham a vida acadêmica prejudicada pela falta de recursos é fundamental para o seu desenvolvimento.

 – Mentoria: Cada jovem-semente possui um respectivo mentor, que tem por objetivo o apoio psicológico, orientação de carreira, e o progresso gradual do bolsista por meio da experiência acumulada do mentor durante o período de ligação com o Instituto. Nada impede que após o período de bolsa o relacionamento entre jovem-semente e mentor continue. Estes mentores são pessoas com grande experiência profissional em suas áreas de atuação.

 – Contatos: O estabelecimento de conexões sólidas entre os bolsistas faz parte da missão do instituto, que visa a fazer a ligação da Rede de Bolsistas com o mercado de trabalho, facilitando o desenvolvimento profissional dos jovens universitários. A cada mês há um encontro entre todos os jovens-semente e voluntários do instituto. Nesses encontros ocorrem workshops e treinamentos relacionados, por exemplo, à orientação financeira e ao empreendedorismo, geralmente para estes encontros há presença de algum convidado com vasta experiência.

SemeAres

Uma vez por ano há a realização do SemeAres, que é um evento realizado pela Instituto Semear afim de divulgar e agregar pessoas à instituição. O modelo de apresentação é baseado no TEDx, com apresentações médias de 15 a 20 minutos. A edição de Fortaleza aconteceu no dia 29 de março de 2014 no auditório do Dragão do Mar.

Ajuda

De acordo com Amorim, o Instituto Semear Fortaleza receber ajuda de diversas formas como convites para treinamentos ou palestras que agreguem aos valores da organização. “Outra forma de ajudar seria na doação de bolsas, neste momento estamos em busca de novos investidores. Quem tiver interesse de ajudar pode entrar em contato pelo e-mail: isemearfortaleza@gmail.com”, informa Amorim.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here