Nesta sexta-feira (7), crianças e adolescentes da etnia Jenipapo-Kanindé (Aquiraz) visitarão o Parque Botânico do Ceará (Caucaia), onde farão trilhas e aprenderão sobre fauna e flora do local. Será um momento para a troca de saberes com a cultura indígena, como parte do Projeto Matas da Encantada, desenvolvido pela ONG cearense Associação para Desenvolvimento Local Co-produzido (Adelco), com parceria da Petrobras.

 

A atividade de educação ambiental reunirá, ao todo, 40 pessoas entre alunos, alunas e professores da escola Indígena Diferenciada Jenipapo-Kanindé e será para alunos do 5° ao 9° ano, contando também com a presença dos jovens guias das trilhas ecológicas. A proposta é que eles saiam às 7h30 da Aldeia e cheguem ao Parque às 9h. Em seguida, o grupo fará a trilha com os guias. A atividade faz parte das ações de educação do projeto Matas da Encantada, um momento de intercâmbio entre diferentes ambientais e para observação de outras trilhas.


 O projeto Matas da Encantada abrange a área do Complexo Vegetal da Zona Litorânea, em Aquiraz, onde está localizada a aldeia Jenipapo-Kanindé. Visa a adoção de práticas agroecológicas de uso sustentável da terra, proteção e reflorestamento de matas nativas e Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de ações de saneamento e educação ambiental.


 O objetivo central do trabalho é que as novas técnicas utilizadas gerem novas atitudes dos moradores em relação aos cuidados com a vegetação, ambientes aquáticos e demais recursos naturais, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos, redução da erosão, aumento da infiltração da água, conservação da cobertura vegetal e, consequentemente, a fixação de gases de efeito estufa. O uso sustentável da terra prevê ainda o aumento da renda e a melhoria da qualidade de vida da comunidade, através da conversão de áreas produtivas degradadas em sistemas agroflorestais (SAFs).


Informações da Assessoria Adelco – Contatos: 85 9 9962 4420  e 9 8817 5149

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here