As inscrições para o Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero – Mulheres e Agroecologia seguem abertas até 30 de agosto. Com alcance nacional, o prêmio tem como objetivo central divulgar pesquisas e estudos sobre a igualdade entre mulheres e homens no meio rural.


O Prêmio selecionará os melhores trabalhos sobre o tema Mulheres e Agroecologia, em três categorias: Ensaio Inédito, Relatos de Experiências e Memórias. Os trabalhos devem focar em tópicos como: protagonismo das mulheres na produção e comercialização agroecológica; saberes tradicionais e sistematização de experiências; políticas públicas; organização social; articulação em redes; e convivência com os biomas.


A quarta edição do Prêmio foi lançada em 24 de março pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e os movimentos sociais de mulheres trabalhadoras rurais.


Confira aqui edital completo e as fichas de inscrição.

Categorias

A categoria Ensaio Inédito busca estimular a produção de ensaios acadêmicos sobre

Gênero, Educação e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, além de contribuir

para a formulação de políticas públicas de educação do campo e na reforma agrária,

encorajando a participação de acadêmicos/as nesse processo.


As categorias Relato de Experiências e Memórias buscam estimular e promover o registro de relatos de experiências e de memórias das trabalhadoras rurais, de modo que suscitem o desenvolvimento de ações fortalecedoras do tema, contribuindo para a formulação de políticas públicas e incentivando a participação das entidades representativas das/os agricultoras/es nesses processos.


O prêmio individual para os trabalhos vencedores em cada categoria será de R$ 3.000,00.

Sobre Margarida Alves

A iniciativa é uma homenagem a Margarida Maria Alves (1943-1983), dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, lutou contra o analfabetismo e a exploração, defendeu a Reforma Agrária e acabou sendo assassinada.

 
Cronograma

• Inscrições: até 30 de agosto de 2014

• Análise dos artigos e textos: 15 de setembro a 17 de outubro de 2014

• Divulgação dos resultados / Premiação: Dezembro de 2014

• Publicação de coletânea: março de 2015

 

Para mais informações entre em contato pelos e-mails: premiomargaridaalves@mda.gov.br ou premiomamrgaridaalves@gmail.com; ou pelos telefones: (61) 2020-0845 / 2020-0170.


Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here