Paz se aprende na escola? Também é o que se pode ver pelo trabalho realizado no Ceará pelo Programa Geração da Paz, da Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo “fortalecer a escola como espaço de inclusão, de respeito à diversidade e da promoção da cultura da paz”. Envolve escolas públicas da rede estadual, com o fim de beneficiar os alunos e seus familiares, professores, gestores e servidores e as comunidades onde as escolas estiverem inseridas


Nesta entrevista à Agência da Boa Notícia, o Coordenador do Programa, Prof. Flávio Mesquita, fala sobre os desafios de fazer valer o ideal da paz nas escolas. Ele comenta também sobre a parceria da Secretaria da Educação com a ONG cearense Estação da Luz que, por ocasião da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, promove concursos para alunos expressarem o que aprendem sobre Cultura de Paz. Depois de concursos de redação e cartazes, este ano a Mostra promove concurso de fotografias.


Agência da Boa Notícia – A parceria com a Estação da Luz em outras Mostras de Teatro Transcendental, resultou em mostra de cartazes em que os estudantes foram incentivados a expressar ideias de paz. Como o Sr. analisa agora essa ideia de um concurso de fotografias sobre Cultura de Paz voltado para estudantes?


Flávio Mesquita – Sempre é oportuno conhecer o olhar dos estudantes sobre seu mundo, especialmente quando o assunto é sua percepção sobre a paz. A dinâmica da vida lhes tem oferecido muitos desafios a sua sensibilidade e esta oportunidade certamente servirá para direcionar sua atenção para algo tão importante, para eles e suas comunidades e, é claro, suas escolas.


Agência da Boa Notícia – Como vê a importância de um evento como a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, que utiliza a arte para difundir o ideal da paz?


Flávio Mesquita –Tais iniciativas são muito bem- vindas, pois cumprem uma nobre missão no espaço das artes, privilegiando a reflexão do belo, do essencial, fazendo que esse ideal de paz seja sentido e, quem sabe, inspire aqueles que participarem da mostra a concretizá­lo.


Agência da Boa Notícia – Quais os desafios a Seduc que tem encontrado para viabilizar a construção da Cultura de Paz nas escolas?


Flávio Mesquita – O desafio, na verdade, é o que se encontra na contramão desta construção. A naturalização da violência é uma realidade que precisa ser transformada. Em resposta aos anseios de paz da sociedade cearense, a Seduc, dentro de suas competências, criou o Programa Geração da Paz, em 22 de setembro de 2010, em cooperação com a Unesco, que tem contado com o apoio de diversos parceiros. Tem como objetivo fortalecer as escolas para que se posicionem estrategicamente para produzir articulações permanentes com as comunidades em que estão inseridas, através da valorização dos saberes e experiências locais, tendo como fator principal de mobilização e concretização o protagonismo estudantil. Para tanto, o programa incentiva a prática do diálogo em prol da inclusão e do respeito à diversidade com vistas à construção de redes de cultura de paz integrando escola, famílias e comunidades.


Agência da Boa Notícia – Que ações a Seduc tem implementado para promover a Cultura de Paz nas escolas?


Flávio Mesquita – O programa Geração da Paz realizou encontros de sensibilização, mobilização e formação em todas as regionais da Seduc trazendo vivências sobre seus aspectos filosóficos, conceituais e práticos, inclusive trazendo um cultura de planejamento de processos que construam uma ambiência favorável à paz. A principal estratégia do Geração da Paz se dá por meio da potencialização do Projeto Professor Diretor de Turma que, em sua estrutura, trabalha as várias dimensões psicossociais dos alunos, educando a razão e a emoção. Desde as aulas em formação cidadã às interações com seus alunos, pares e pais. Trata­se da maior capacidade instalada na rede estadual, com adesão de cerca de 92% das escolas onde o mesmo possa ser implantado, perfazendo mais de 6.500 professores e cerca de 250 mil estudantes. Este caráter dialógico tem propiciado a aproximação entre pais e filhos na tratativa de temáticas de interesse mútuo. A estratégia do Projeto é manter um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma acompanhando todo o desempenho acadêmico e pessoal desses alunos até o final de sua escolarização, identificando vulnerabilidades, fazendo as  intervenções e construindo as pontes necessárias à conclusão de seu projeto de vida. Este projeto tem encontrado no Programa Geração da Paz o respaldo necessário para investir cada vez mais na forma integral do ser humano. Além do fortalecimento dos processos pedagógicos da Seduc que tenham afinidade substantiva com os objetivos do Geração da Paz, a definição de uma agenda para a paz tem contribuído para que parceiros dos setores do governo estadual e federal, universidades e organizações não governamentais percebam melhor seus espaços de participação. Este alinhamento tem facilitado o compartilhamento e aporte de recursos ao Programa de diversas naturezas.


Mais Informações: Prof. Flávio Mesquita, coordenador do Programa Geração da Paz – (fone: 85 3101 3913)  / programageracaodapaz@gmail.com / geracaopaz.blogspot.com.br

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