Vencedora do Prêmio Gandhi de Comunicação 2014, na categoria Profissional Publicidade & Propaganda, com a Campanha “Tamo Junto pela Elisa”, a Agência Advance Comunicação e Marketing Ltda., decidiu doar o valor da premiação – R$ 6 mil – para o Centro de Aperfeiçoamento Visual – Ver a Esperança Renascer (Caviver). A entidade filantrópica está finalizando a instalação de sua clínica, com centro cirúrgico, para atendimento de prevenção à cegueira em crianças desfavorecidas.


Nesta terça-feira (11), às 10h, a publicitária e diretora geral da Advance, Eliziane Colares, fará a doação do cheque à fundadora da Caviver, a médica oftalmologista Islane Verçosa, na sede da agência (Rua José Avelino, 480 – Praia de Iracema), em Fortaleza. “A ação de fazer o bem retorna”, diz a médica, feliz com a série de coincidências que envolvem a doação.




Para concluir a instalação da clínica onde será possível fazer cirurgias em crianças ameaçadas de cegueira, Islane conta que sua equipe vinha fazendo rifas entre amigos para arrecadar recursos. No final do mês passado, o prazo para uma dessas rifas correr estava se esgotando e nem todas as cartelas haviam sido vendidas. “Não sei porque sonhei com a Eliziane e no outro dia liguei para ela”, conta Islane.

Eliziane (foto) diz que a Advance havia produzido um vídeo para o Caviver e admira o trabalho desenvolvido pela entidade. Assim, quando recebeu a ligação da médica disse a ela que não se preocupasse. Os R$ 5 mil que faltavam para fechar a rifa seriam bancados pela agência. O telefonema foi na manhã do dia 30 de outubro último, data da entrega do Prêmio Gandhi. “À noite, soubemos da premiação”, diz Eliziane, sorrindo.

 

Mas a série de coisas boas não parou por aí. Além de receber R$ 1 mil a mais do que seria necessário, a Advance distribuiu entre seus colaboradores as cartelas adquiridas. E quem ganhou a super TV rifada? Um dos felizardos da Advance!


O Caviver começou como um projeto em 1992 e passou a existir oficialmente como uma ONG em 2006. Desde então, a médica e sua equipe já atenderam cerca de duas mil crianças. “Nosso trabalho tem como foco a prevenção da cegueira através de tratamento clínico, cirúrgico e de reabilitação”, explica Islane. Com um consultório itinerante e encaminhando os casos cirúrgicos para hospitais, a médica prevê que até abril de 2015 a clínica, com um centro cirúrgico, ficará pronta para atender todos os casos no mesmo local. A sede fica na Rua Tenente Benévolo esquina com a Rua Antonio Augusto, na Aldeota.

CIRCULO VIRTUOSO




Essa sequência de bondades ligando a Advance à edição 2014 do Prêmio Gandhi começou quando a premiada agência desenvolveu a campanha “Tamo Junto pela Elisa”. A Elisa mencionada é uma menina de um ano de idade, nascida em Reriutaba (CE) com uma doença ainda sem cura que a deixa sem movimentos e sem forças mesmo para respirar. É a Amiotrofia Muscular Espinhal (AME). Para sobreviver, a criança vivia na UTI de um hospital, privada do convívio com a família. Sua limitada existência poderia melhorar muito se fosse possível ter uma UTI em casa, mas a família dela não teria recursos para tanto. Foi aí que entrou a Advance com a solidária e inventiva campanha.


A Agência distribuiu entre seus clientes e parceiros camisetas de brinde. Em uma a palavra “Tamo” em outra “Junto”. A ideia foi a de promover a criação de laços, de união. Após receberem as camisetas, os participantes deveriam curtir a página da agência no Facebook, juntar-se aos amigos que tivesse a camiseta com a palavra complementar da frase “Tamo Junto”, fazer uma foto e postar na mencionada rede social.

 

Quando chegasse a marca das mil fotos compartilhadas, a Advance daria a UTI para Elisa. Enquanto isso, no hotsite da campanha, os participantes poderiam deixar mensagens para a menina e seus familiares. A campanha foi um sucesso e deixou lições como esta: “Diante de grandes desafios e de grandes causas, é preciso unir forças, é preciso dar as mãos, entender que todos somos um”.

 

A campanha, desenvolvida em mídias digitais, foi assinada por Eliziane Colares, a iniciativa contou com a equipe formada por Rafaela Santana (Atendimento), Fernando Manara (Diretor de Criação), Emanuel Gondim (Diretor de Arte), Daniel Martins (Web Designer) , Ed Souza (Redator) e Antonio Tosto (Redator). Em 2013, a Advance havia realizado campanha semelhante, beneficiando a menina Maria Eduarda, de 5 anos, também paciente com AME.

BICAMPEONATO E SOLIDARIEDADE

Vale dizer que é a segunda vez que a Advance ganha o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Publicidade e Propaganda e transforma a vitória em ato de solidariedade. Em 2010, a campanha premiada foi “Missão Haiti: 1 milhão de doações” criada para a Cruz Vermelha numa ação voluntária da equipe da agência. O Prêmio, na época no valor de R$ 5 mil foi doada  para a Cruz Vermelha do Ceará.


A campanha pró-Haiti surgiu da sensibilidade dos publicitários da Advance diante da situação do povo haitiano atingido por terremotos. A campanha foi uma criação de Fernando Manara, Davi Távora e Felipe Cavalcante, com atendimento de Danielle Rogés e Anna Carolina Vazzolu, planejamento de Eliziane Colares e aprovação de Darlan Evangelista, da Cruz Vermelha Ceará. As peças incluíram anúncio para impresso, rádio tv e web, busdoor e cartaz. Graças à iniciativa, a meta de doações foi ultrapassada. No total, foram 1,3 milhão, resultando em 200 toneladas de donativos.


Mais informações: Advance Comunicação – (fone: 85 4006 2727)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here