Usar a arte para disseminar bons exemplos e levar a reflexões sobre uma cultura de paz é o objetivo da 12ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, que acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, no Teatro do Shopping Via Sul, em Fortaleza. Além das tradicionais apresentações das peças no teatro, a Mostra também fará espetáculos em presídios e em outras entidades da cidade, com a finalidade de trazer exemplos positivos e mensagens de amor, respeito e ajuda ao próximo.


É no contexto de ampliar a corrente de solidariedade que a Mostra leva, há quatro edições, os espetáculos para os presídios, com a intenção de oferecer um novo olhar da vida para os detentos, além de incentivar uma autoanálise por parte da própria sociedade. “A Mostra tem uma missão de semear a cultura de paz e solidariedade. Através dos espetáculos, queremos sensibilizar e provocar reflexões sobre a nossa mensagem. E esse momento de reflexão não é apenas para quem assiste às peças, mas também para nós, enquanto sociedade. Temos que ponderar que aquelas pessoas estão com a liberdade privada, consequência de algum ato, mas temos que acreditar em oportunidades para essas pessoas, que elas tenham depois uma chance de vida melhor”, analisa Suely Vieira Rodrigues, coordenadora da Mostra de Teatro Transcendental.


Segundo Suely, uma das principais propostas da Mostra é fortalecer a corrente do bem e da cultura de paz. “Queremos levar essa mensagem para o maior número de pessoas possível. Por isso, nesta edição, vamos levar os espetáculos para hospitais, abrigos e presídios, além de mais 12 cidades”, explica.


Além da mensagem de solidariedade e paz, a Mostra destina todo resultado a instituições beneficentes. São dias de arte com a temática da espiritualidade, onde são abordadas lições de fé, amor e altruísmo.

Sobre a Mostra

A Mostra de Teatro Transcendental acontece desde 2003. Com o tema “Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho”, a 12ª edição do evento presta homenagem ao pacifista indiano Mahatma Gandhi. Os ingressos para as peças da 12ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental podem ser obtidos mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis e um pacote de fralda descartável para cada ingresso.


São quatro os pontos de troca em Fortaleza, localizados nos shoppings Aldeota, Benfica, North Shopping e Via Sul. Neste ano serão apresentadas seis peças de companhias teatrais do Ceará, do Rio de Janeiro e de São Paulo. São elas: A Hora do Adeus (SP); As Irmãs Buonanotte (RJ); Donana (SP); Elementos (CE); Encontros [im]possíveis (RJ); Gandhi, a Ética Inspiradora (SP).

Programação da Mostra nos presídios, abrigos e hospitais

Dia 18 de agosto (Segunda-feira)

18 horas – Abrigo Tia Julia (Teatro de Bonecos – Um Sopro de Paz)

Dia 19 de agosto (terça-feira)

08 horas – Associação Peter Pan (Teatro de Bonecos – Um Sopro de Paz)

09 horas – Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira 2 (IPPOO 2)

Dia 20 de agosto (quarta-feira)

09 horas – Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL II)

16 horas – Hospital Albert Sabin (Teatro de Bonecos – Um Sopro de Paz)

Dia 21 de agosto (quinta-feira)

09 horas – Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (PFHVA)

18 horas – Centro de Assistência Social e Profissional (CASP) Taciano Rocha Pontes (Teatro de Bonecos – Um Sopro de Paz)

Programação da Mostra no Teatro do Shopping Via Sul


•    Gandhi, A Ética Inspiradora/SP • 20/08 – 19h30

A força desse personagem revela o crescente movimento pela introdução de princípios ético-filosóficos nas relações humanas. Gandhi materializa uma consciência. Sua liderança nunca se baseou em autoridade ou coação. Acreditava que somente poderia pedir para as pessoas aquilo que ele mesmo pudesse fazer. Sabia que sua liderança viria do exemplo e do serviço. E os resultados simplesmente aconteceram. A força e a intensidade da sua biografia fizeram com que o projeto seguisse outros rumos, extrapolando as fronteiras do corporativo.

•    Encontros [Im]possíveis/RJ • 21/08 – 19h30 / 21h30

Encontros Impossíveis é um espetáculo teatral de arte e tecnologia, que apresenta Adão – interpretado por Renato Prieto – um jornalista em fim de carreira, que ao receber visitas de grandes nomes da humanidade em seu apartamento – pessoas que sempre desejou entrevistar, mas que já morreram – começa a questionar sua sanidade, suas escolhas e sua própria vida.

Com situações acontecendo dentro do apartamento do protagonista, Encontros Impossíveis é uma peça contemporânea em forma e conteúdo, com cenografia e uma tecnologia arrojada. Por meio de projeções serão trazidos ao palco personalidades que nos últimos dois séculos nos divertiram, nos fizeram chorar, refletir e nos ajudaram a enxergar a nossa relação com a vida e com o mundo.

•    A Hora do Adeus/SP • 22/08 – 19h30 / 21h30

Drama espírita baseado na obra de Ricardo Forni, coloca a discussão sobre os rumos da estrutura familiar baseada na ética, educação, álcool, drogas, aborto, adoção, solidariedade materna, falta de limites, morte por acidente de moto, irresponsabilidade, perdas de entes queridos, diferença de crenças e a convivência pacífica.

•    Donana/SP • 23/08 – 19h30 / 21h30

DONANA, numa linguagem fluente, cômica, e muito simples, aborda um problema social falando da vida de uma anciã octogenária, mostrando a marginalização que sofrem todos os nossos idosos na sociedade que eles próprios ajudaram a construir, enfocando uma questão a qual podemos lutar. Assim, o objetivo é de que, em nossa velhice, não venhamos alimentar frustrações, presos que fomos a tabus, e preconceitos cultivados por nossa sociedade.


•    Elementos/CE • 23 e 24/08 – 15h

Elementos é um espetáculo de variedades circenses, que segue a linha do circo moderno, resaltando a relação entre o circo, o artista e os elementos cênicos.Essa  fusão  em  harmonia  apresenta  uma  beleza  única,  expressada  através  denúmeros virtuosos e cômicos, quetrazem a ludicidade e a alegria ao picadeiro.Cada  número  foi  preparado  pensando  em  transmitir  uma  mensagem  de coragem,esperança, desafios, amor e alegria a todos os expectadores.

•    As Irmãs Buonanotte/RJ • 24/08 – 18h30 / 20h30

Três irmãs solteironas e completamente atrapalhadas levavam uma vida fora de suspeitas numa simpática vila rural, quando os moradores descobrem que elas são, na verdade, bruxas. E que usam a energia vital das moças da região para manterem-se vivas e belas pra sempre. Quando estão prestes a levá-las à fogueira, os moradores são ludibriados pelas artimanhas das Irmãs Buonanotte, que acabam fugindo e sumindo na floresta. Cansadas de alimentar-se de tatus e esquilos por 300 anos, as não tão mais belas irmãs decidem voltar à ativa. Elas aparecem numa cidade como freiras, ganham a confiança de todos e fundam um abrigo para moças. Assim atraem suas presas. Mas antes mesmo que consigam concretizar seus planos terríveis, um poderoso comerciante da cidade oferece uma grande soma às irmãs para que recebam uma filha sua concebida fora do casamento como noviça, para assim abafar um escândalo. As Buonanotte, pressionadas, acabam tendo que aceitar. E esse é o início de uma reviravolta no abrigo. A jovem filha do comerciante se mostra uma alma pura que, a despeito das dificuldades causadas pelas irmãs, traz em seu coração uma fé tão vibrante que transforma o que antes era uma armadilha numa genuína casa de caridade. Mas será que seu coração iluminado também seria capaz de modificar os corações das irmãs, que há séculos estão mergulhados nas sombras da vaidade e do egoísmo?


EXPOSIÇÃO SOBRE GANDHI


Como parte da 12ª Mostra de Teatro Transcendental também é realizada a “Mahatma Gandhi – A Grande Alma”. Composta por 20 painéis com fotos e textos retratando a vida desse indiano que se tornou um dos maiores pacifistas da humanidade, a exposição está em cartaz até 30 de agosto no piso térreo do Shopping Benfica. Os painéis com 80cmx80cm foram criados pelo produtor artístico e publicitário Weyne Vasconcelos e mostram os principais fatos e ações que ocorreram na vida de Gandhi. “É um resumo bem ilustrado de sua história, destacando os valores praticados por Gandhi em vida, em especial os da disseminação da cultura de paz e não-violência”, diz Weyne.



Serviço
12ª Mostra Brasileiro de Teatro Transcendental

Data: 20 a 24 de agosto de 2014

Local: Teatro do Via Sul

Entrada: 2kg de alimento + 1 pacote de fralda descartável. Adquira o ingresso nos stands dos Shoppings Via Sul, Aldeota, Benfica, North Shopping

Telefone: (85) 3260-5140

E-mail: contato@estacaoluz.org.br


Exposição Mahatma Gandhi – A Grande Alma

De 15 a 30 de agosto

Horário de 10h às 22h

Shopping Benfica – Térreo (Av. Carapinima, 2200. Benfica)

Informações: 85 3243.1000

Site: www.teatrotranscendental.com/


12ª Mostra Brasileiro de Teatro Transcendental nos presídios, abrigos e hospitais

Data: 18 a 21 de agosto de 2014

Locais:  Abrigo Tia Julia; Associação Peter Pan; Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira 2 (IPPOO 2); Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL II); Hospital Albert Sabin; Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (PFHVA); Centro de Assistência Social e Profissional (CASP) Taciano Rocha Pontes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here