“Para mim, o Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa que nos empurra para longe do lugar comum. A gente trabalha com matérias que mostram o problema, mas que também apontam soluções, e que existem pessoas engajadas nessas soluções”. A declaração é do jornalista Fernando Maia (foto), do Diário do Nordeste, vencedor da edição 2015 na categoria Jornalismo Impresso.


A série vencedora “Descaminhos do Alimento” retrata um dos problemas mais graves do mundo, o desperdício de alimentos. Enquanto milhões passam fome, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que 1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçados anualmente, estimativa essa realizada em maio de 2014, o que daria para alimentar mais de 800 milhões de pessoas.


No Ceará, explicou Fernando, a realidade amarga do desperdício afeta diversas famílias. Ele percorreu cidades como Juazeiro do Norte e Pacajus e conheceu pessoas que comemoram a chegada de produtos vencidos nos aterros sanitários. “Nos lixões, as pessoas festejam quando chegam alimentos vencidos. Os prazos de alimentos vencidos nem sempre são compatíveis com a realidade. Uma das personagens dessa série, a dona Dita, alimenta toda a família com esses produtos. É uma situação deplorável, que envergonha a todos nós”, afirmou.


Para ele, o prêmio contribui por estimular o profissional a ir à contramão, provocando novas reflexões e permitindo que exemplos de solidariedade sejam reconhecidos. “O trabalho mostrou esse lado que a gente tem de egoísmo, do desperdício de alimento. Se a gente tratasse o alimento com mais cuidado e pensasse no semelhante, o resultado seria outro. Contudo, tem bons exemplos. Outro personagem da série é proprietário de um restaurante. Ele utiliza todas as sobras do restaurante para alimentar a própria família, seus funcionários e diversas pessoas que necessitam. Ele faz isso porque já passou fome, sentiu na pele. Por isso, eu sinto diferença no peso desse prêmio, que é voltado para a valorização dos direitos humanos. Vencer o Prêmio Gandhi me deixou super satisfeito. Já tiveram outras premiações, mas essa do Gandhi tem um sabor todo especial, por conta de tudo isso. E a repercussão é muito interessante. A equipe do Diário do Nordeste já ganhou vários prêmios, mas esse sempre repercute mais nos colegas e na sociedade”, comentou Fernando Maia.

Margaridas

Outros vencedores do Prêmio Gandhi 2015 repercutiram nas redes sociais a relevância dos trabalhos premiados. A rádio FM Assembleia (96,7MHz) conquistou o prêmio Gandhi de Comunicação, com a série de cinco matérias “Para Cultivar Margaridas”, que conta a trajetória de luta das mulheres trabalhadoras rurais do Ceará. Fátima Abreu, representante da equipe vencedora, agradeceu a Agência da Boa Notícia pelo prêmio e pela escolha do debate do “Fórum Comunicação, Internet e Mídias Sociais – Uma reflexão sobre o crescimento da cultura do ódio através dos processos de comunicação”.


“Parabéns pela escolha do tema exposto, a busca da paz passa por caminhos tortos. Acredito sim numa boa mídia, que dissemina fatos concretos importantes para a melhoria nossa; que abre espaço para a grandeza do homem. Não somos santos e nem tão maus assim. Ofereçamos notícias de acontecimentos realmente satisfatórios que são elaborados diariamente, mas que se perdem em meio a desenfreada ânsia da desinformação com a desculpa do imediatismo”, escreveu Fátima Abreu, no Facebook.


Na categoria Telejornalismo, o trabalho premiado foi “Bom Jardim de Paz”. Participaram da produção e execução do material os profissionais Julião Júnior, Diego Lage, Anselmo Castro, Dario Rocha e Bergson Menezes. No Facebook, Julião Júnior destacou o Prêmio Gandhi no “engrandecimento da sociedade”, por estimular a cultura de paz na comunicação.


A jornalista Roberta Tavares, membro da equipe vencedora na categoria Jornalismo para Internet, pelo Portal Tribuna do Ceará, com o especial “Pirambu em: Meu nome é favela – Ações que transformam”, celebrou o prêmio e homenageou os personagens da série. “Encontramos personagens responsáveis por ações transformadoras e encantadoras. Vocês não têm noção de como é boa e renovadora essa sensação de ganhar um prêmio com um hotsite tão merecedor! Valeu, equipe!”, escreveu a jornalista nas redes sociais. A equipe é formada, ainda, por Felipe Lima de Oliveira, Rosana Romão Martins, Tiago Rodrigues Leite e Jéssica Fernanda Leite Moura.

Em tempo

Fernando Maia, além de dividir o Gandhi 2015 com os membros de sua equipe, tem planos de visitar dona Dita, em Juazeiro do Norte, e compartilhar com ela parte do prêmio. A senhora que sustenta uma numerosa família, coletando lixo no aterro sanitário, comoveu a equipe de reportagem com sua história.


A rádio FM Assembleia já conquistou o Prêmio Gandhi de Comunicação três vezes.


O Portal Tribuna do Ceará foi o vencedor na categoria Jornalismo para Internet também na edição de 2014, com o especial “Pedala, Fortaleza!”.


A TV Jangadeiro também venceu o prêmio duas vezes.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here