Cada vez mais as pessoas buscam praticar atividades físicas em ao ar livre, em busca de saúde e qualidade de vida. Mas quem garante que as pessoas estão respirando ar puro durante as caminhadas, corridas e exercícios em praças de uma grande cidade como Fortaleza? Para averiguar a qualidade do ar em sete praças desportivas da cidade, os laboratórios de Biofísica da Respiração (LBR) e de Conversão Energética e Emissões Atmosféricas (LACEEMA), do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (MACFA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), iniciaram, na última terça-feira (28), um  monitoramento.


A verificação da qualidade do ar é feita em dois momentos durante três dias da semana por praça: terça, quarta e quinta feiras, no período da manhã, a partir das 7h, e no fim de tarde, até as 18h45. Esses são os horários considerados de maior utilização dos espaços e seus equipamentos e também os de maior tráfego pesado de veículos.


O trabalho foi iniciado esta semana, na Praça Luíza Távora (Aldeota) e na próxima será na Praça Farias Brito (Passaré). Além dessas a  pesquisa ocorrerá nas seguintes praças: Luiza Távora (Aldeota), Farias Brito (Passaré), dos  Stressados (Beira Mar), das Flores (Avenida Padre Antônio Tomás),  Maçonaria (Cidade 2000), Jóquei Clube (no bairro do mesmo nome) e no Calçadão Crasa,  próximo à Avenida Bezerra de Menezes.

 

Coordenado pela professora Mona Lisa Oliveira, do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas da UECE,  o projeto de monitoramento  da qualidade do ar de praças desportivas é a primeira fase de uma ação conjunta do Grupo de Pesquisa em Energia, Transporte e Poluição Atmosférica, composto por professores da UECE, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal  do Ceará (IFCE).


Mais informações: Profª Mona Lisa Oliveira, coordenadora do projeto – (fone: 85 3101 9904)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here