Há 10 anos, a Pastoral do Povo da Rua (PPR) assumiu o desafio de se aproximar da realidade das pessoas que vivem na situação de rua. A PPR iniciou suas primeiras ações em 2002 com um grupo de estudantes de teologia, padres e algumas mulheres que sensibilizados pela causa da população já crescente naquela época, deram início algumas ações na realização de visitas nas ruas e viadutos da cidade.


A perseverança dos trabalhos resultou em algumas conquistas. Uma delas aconteceu em 2004 quando Dom José Antônio, Arcebispo de Fortaleza reconheceu a importância do trabalho e oficializou a criação da Pastoral do Povo da Rua. Outra conquista simbólica foi a Casa Dom Luciano Mendes, doada para os moradores. A casa é um espaço de apoio, escuta, descanso, higiene pessoal, reuniões e de formações.


“Eu não era ninguém, não tinha documentos, não era visto, mas a pastoral me encontrou na praça da estação e aí eu fiquei com eles. Hoje tenho meus documentos, estou na casinha. Tinha muito medo de morrer sem documentos, sem ninguém, mas graças a pastoral hoje sou gente”, José Everardo de Sousa, uma das 1.718 pessoas que vivem nesta situação na Capital.


Atualmente, a PPR se articula com o Movimento Nacional da População de Rua, além de organizações locais e conta com o apoio de vários agentes que colaboram voluntariamente nessa ação se esforçando para ser presença solidária.

Comemoração

Nesta quarta-feira, 17, os 10 anos de ação da pastoral serão comemorados com a realização de uma missa na igreja do Pequeno Grande, às 16h30min. Na ocasião a coordenadora nacional da pastoral, Cristina Bove, estará presente para prestigiar o momento. Após a missa haverá um momento cultural e partilha de alimentos.

Serviço

Missa de 10 anos da Pastoral do Povo da Rua

Data: 17 de dezembro

Horário: 16h:30min

Local: Igreja do pequeno Grande, Av. Santos Dumont, 55 – Centro.

Com informações da Pastoral do Povo da Rua

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here