O Encontro Nacional do Movimento Brasil sem Drogas reunirá representantes de vários estados neste domingo (17), das 8h30 às 12h, no  Hotel Porto D’Aldeia Eco Resort (Av. Manoel Mavignier, 6433 – Sabiaguaba), em Fortaleza.  Entre os convidados estarão os jornalistas e escritores Marcos Linhares e Vitor Fernz, de Brasília. Em outubro do ano passado, eles estiveram no Uruguai entrevistando pessoas de diversos segmentos sociais para entender o processo de legalização do uso recreativo da maconha. O material será publicado em livro.


 


Em visita à ABN, Marcos Linhares explicou que, no encontro de Fortaleza, fará uma exposição sobre o papel da mídia na condução das matérias acerca da proposta de legalização da maconha e contará sobre a experiência de outros países onde essa substância já foi legalizada e alguns como a Suíça, voltaram atrás. Como jornalista, Marcos diz perceber que a maneira com o noticiário sobre o tema é conduzido não se pauta pela isenção. Na sua avaliação, mesmo quando os dois lados são ouvidos, o que defende a legalização é ressaltado.


 


Articulista do Observatório da Imprensa, ele detalhou suas análises sobre essa questão no artigo “A pauta viciada da legalização da maconha”, que obteve repercussão nacional. Autor de onze livros, dentre os quais o de jornalismo investigativo intitulado “Não existe crime perfeito – Laerte Bessa e os crimes que abalaram a capital federal”, Marcos Linhares é um experiente jornalista com passagens por importantes veículos nacionais e coberturas feitas em 42 países. 


 


O jornalista Vitor Fernz é especialista em comunicação do Movimento Brasil sem Drogas e da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas. Também é escritor e prepara, em coautoria com Marcos Linhares, o livro sobre a experiência do Uruguai com a legalização da maconha.


 


PREVENÇÃO


 


No Encontro de domingo, o Movimento Brasil sem Drogas vai fazer um balanço das  atividades realizadas em nível nacional para alertar a população sobre os riscos dos uso de drogas e da legalização da maconha. Também está no programa, a discussão de novos projetos de educação visando a prevenção ao uso de drogas, além da elaboração de campanhas e de uma cartilha. 


 


Em nível local, dois destacados convidados integrantes do Movimento são a advogada e psicanalista  Rossana Kopf, Presidente da Comissão de Política sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) e o ex-empresário Jorge Damasceno, hoje palestrante sobre Dependência Química.


 


Eles vêm desenvolvendo um trabalho educativo com palestras e rodas de conversa em escolas públicas e privadas da capital e interior do Ceará visando sensibilizar e orientar crianças e jovens sobre os riscos das drogas para a saúde.


 


 


Mais informaçõers: Movimento Brasil Sem Drogas no Ceará – (fone: 3244 1094)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here