Numa promoção da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, o projeto Conhecendo a Extensão da UFC realiza um passeio ecológico, no próximo sábado (16), ao Projeto de Educação Ambiental (PEAm) do Centro de Estudos em Aquicultura Costeira (CEAC). Trata-se de uma estação avançada de pesquisa do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), no Município do Eusébio. O passeio é gratuito e voltado para pessoas das comunidades interna e externa da UFC. Os interessados em participar devem preencher formulário on-line (http://bit.ly/1K8WQ23).


Para os que desejam ir no ônibus da Universidade há o limite de 60 inscrições, com lista de espera para eventuais desistências. O local de saída é o pátio externo do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2584, Benfica), às 8h.  A outra forma de participar do passeio é indo de veículo próprio diretamente para o CEAC, localizado na Rua Coronel Ednardo Weyne, s/n – Bairro Cararú – Mangabeira, no Eusébio. Nesse caso, as inscrições são ilimitadas.

 

No CEAC, os visitantes, acompanhados de monitores, poderão fazer a trilha ecológica nas proximidades do Rio Pacoti (30 a 40 minutos) e ouvir explicações sobre a fauna e flora marinha, costeira e estuarina. Do programa, também consta visita ao acervo biológico, espécie de museu onde é possível conhecer a evolução dos seres marinhos – esponjas, corais, crustáceos, peixes e mamíferos marinhos.  Na área do CEAC, estão ainda o meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão), horta orgânica e viveiros de mudas nativas.  Durante o passeio também estão programadas dinâmicas abordando os temas discutidos no decorrer da visita e observação de um aquário de cavalo-marinho.


O CEAC é resultado de parceria público-privada entre a UFC, a Fundação Alphaville, a Prefeitura Municipal do Eusébio e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Está localizado numa área de 4,4 hectares, e entre seus objetivos estão os de promover a consciência ambiental e a conservação do meio ambiente, trabalhando para o desenvolvimento, aprimoramento e transferência de tecnologias sustentáveis de cultivo de organismos aquáticos e preservação de recursos costeiros.


Mais informações na Pró-Reitoria de Extensão da UFC – (fone: 85 3366 7463) / e-mail: conhecendoaufc@gmail.com

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da UFC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here