Nesta terça-feira, 23, o Ministro-Conselheiro Thierry Dudermel, Chefe do Setor de Cooperação da Delegação da União Europeia, visitará o Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC), no bairro Bom Jardim. Conhecerá atividades do projeto Sim à Vida, de prevenção às drogas, co-financiado pela União Europeia e CBM (Christoffel-Blindenmission) no Brasil.

 

O Movimento Saúde Mental Comunitária apresenta atividades do projeto “Sim à Vida: Prevenção às Drogas e melhoria do acesso aos Serviços Sociais de Saúde” ao ministro. São atendidas diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de familiares. Segundo Elizeu de Sousa, um dos coordenadores do MSMC, as crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.

 
Sim à Vida

O “Sim à Vida” já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, chancelado como projeto de Extensão da UFC, agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos. O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba e contribuir para melhorar o acesso aos Serviços Sociais de Saúde.

 

O MSMC, através desse projeto, também contribui para a redução da incidência de pessoas com dependência a drogas e para o acesso à rede de proteção de direitos de crianças e adolescentes. E ainda visa o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de “Garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade”.

 

A ação também realiza a formação profissional em modelagem, customização, corte e costura, para 90 mães e outros familiares das crianças atendidas. Ainda, são identificados e encaminhados para serviços de Saúde, pessoas com dependência química.

 

Também 40 profissionais, entre educadores, profissionais de saúde, de assistência social e lideranças comunitárias, recebe formação em Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica do MSMC que trabalha a múltipla dimensão  biopsicossocioespiritual do ser humano.

 

O projeto envolve escolas, CRAS (centros de atenção e assistência social), CAPS (centros de atenção psicossocial) próximos aos territórios atendidos. As ações diretas se dão no Marrocos e Siqueira (Grande Bom Jardim, Fortaleza); Monguba, (Pacatuba); e Horto, (Maracanaú).

 

A ação também fortalece a rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes e dialoga com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.

 
Serviço

Visita do Ministro-Conselheiro Thierry Dudermel, Chefe do Setor de Cooperação da Delegação da União Europeia


Bom Jardim (Fortaleza)

9h às 10h –  Sede do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) – Rua Dr. Fernando Augusto, 609. Bom Jardim.

10h 30 – às 11h – Núcleo do Projeto Sim à Vida – Rua Regivaldo França (ou Sandra Regina Cavalcante), 122. (Marrocos). Bom Jardim.

12h – Almoço Comunitário (Sede do MSMC)

13h30 – Visita ao curso de Corte e Costura (Igreja do Santo Amaro). Rua B, s/s. Santo Amaro.

 

Aldeia Pitaguary (Pacatuba)

14h30 – Visita ao Núcleo do Projeto Sim à Vida na Aldeia Pitaguary – Rodovia Dr. Mendel Steinbruch, 7240 – acesso à aldeia – Casa de Apoio (Rua Santa Inês, s/n. Aldeia Pitaguary), Monguba.


Com informações do jornalista Elizeu de Sousa

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here