Fortaleza, hoje, vive um novo momento com relação ao tema mobilidade urbana. A cidade, com o trânsito estrangulado, urge por soluções que resolva o caos dos congestionamentos e amenize os impactos ambientais. No olho do furacão, no entanto, está a discussão sobre as ciclofaixas. Os adeptos das bicicletas clamam pelo plano de mobilidade urbana que contemple o modal. No outro lado, pessoas que criticam o estreitamento de avenidas para inserir as faixas exclusivas para ciclistas. O tema reverbera e encontra vários ecos na sociedade.


 


Alheia ao barulho que o assunto causa na capital cearense, Lisboa está experimentando um sistema que já era popular em países asiáticos, nos EUA e em algumas cidades europeias. Quem visitar Lisboa na primavera já poderá desfrutar do Pedicab, um táxi movido a pedais. A loja Bike Pop, associada à Post – Cooperativa de Ação e Intervenção Cultural, é quem idealizou o novo transporte português. O objetivo é aumentar a mobilidade dos clientes e criar postos de trabalhos sustentáveis


 


O veículo chega com a missão de mostrar um modal mais ecológico, em defesa da mobilidade sustentável. Segundo o responsável pelo projeto, António Cruz, em entrevista à coluna Economia Verde – do site greensavers.sapo.pt –  o primeiro táxi ecológico a pedais de Lisboa vai permitir pequenos serviços, por marcação, mostrando aos portugueses, paralelamente, que é possível utilizar veículos a pedais ecológicos, funcionais, silenciosos e seguros.


 


Pedalando na primavera


Em fase de experimentação, a cidade já conta com dois veículos em teste. De acordo com os idealizadores do projeto, na primavera o sistema funcionará 100%, aproveitando o clima ameno da estação. O Pedicab tem capacidade para 320 kg e poderá transportar até três pessoas.


 


 Com informações dos sites greensavers.sapo.pt/ e boasnoticias.sapo.pt/


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here