Depois de avant-premières em mais de 10 capitais brasileiras e no Distrito Federal, o polêmico documentário “Blood Money – Aborto Legalizado”, do diretor norte-americano David Kyle, chegou a mais uma cidade. Desde o dia 14 de fevereiro, o documentário está em cartaz em Vitória (ES). A produção segue até o dia 20 no AFA Cine Ritz Jardins, sala 2.  O documentário apresenta em detalhes o funcionamento da indústria do aborto legal nos Estados Unidos.


“Blood Money” é narrado por Alveda King, ativista pró-vida norte-americana, sobrinha do pacifista Martin Luther King. A narração é entremeada de depoimentos de médicos e outros profissionais, pacientes e cientistas. A partir deles, o público vai entender como a questão do aborto é tratada em um país onde a prática é legalizada há 40 anos.


Questões polêmicas são apresentadas como o momento em que o embrião é considerado um ser humano com direitos de garantia de vida; a ação de persuasão das clínicas para estimular as jovens americanas a realizar o aborto; a atitude de muitas famílias no País, exigindo que suas filhas façam o aborto, sem direito a suporte ou mesmo acompanhamento; e o racismo por trás da pressão sobre mulheres pobres levadas ao procedimento.


Para Fernando Lobo, diretor administrativo do Movimento em Favor da Vida (Movida), o documentário traz um viés relevante ao mostrar, sob a perspectiva da mulher, a questão do aborto em um país onde a prática é legalizada. “A maior parte das mulheres sofre com os efeitos deletérios da prática. E isso acontece por que elas são prejudicadas com a falta de informações concretas sobre esses efeitos. Blood Money toca e discute essa questão.


Na análise de Lobo, a repercussão gerada pela exibição do documentário foi muito positiva, pois trouxe uma nova frente de discussão sobre o aborto. “A discussão do aborto, até então, estava restrita ao direito ou não do nascituro. E na verdade as mulheres são vítimas também desse crime monstruoso, tão vítimas quanto os bebês que são assassinados”, reflete.

Pró-vida

Ativistas em favor da vida, que tiveram a oportunidade de assistir ao documentário expressaram suas opiniões. Entre os artistas, a cantora Elba Ramalho gravou depoimento para a campanha de lançamento de “Blood Money”. Ela revelou que se tornou ativista pró-vida depois de uma experiência “na carne e na alma” de “produzir a morte”. Para Elba, “o mundo precisa de pessoas que produzam a vida, a paz e o amor”.


O escritor e orador espírita de renome internacional, Divaldo Franco, divulgou mensagem recomendando a produção “o filme Blood Money é um grande trunfo do Movimento Pró-Vida Brasileiro para implantarmos, definitivamente, na Pátria do Evangelho, a cultura da vida desde a concepção”.


Em seu boletim semanal, o padre Reginaldo Manzotti informa que o filme conta com o apoio do episcopado brasileiro por conter um conteúdo que defende a vida desde a concepção. “A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta desde o momento da concepção. Um diagnóstico médico não pode ser como uma sentença de morte para o feto. Um diagnóstico de má formação do cérebro, dos pés, ou qualquer outro problema não pode ser suficiente para se dar uma pena de morte para o embrião. (Gaudium et spes.51§3)”, expôs o padre.


Entre os políticos, Blood Money foi elogiado pelo secretário estadual de Agricultura do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, e pelos deputados estaduais Marcio Pacheco e Janio Mendes, este um dos autores do projeto de lei que criou o Programa Estadual de Prevenção ao Aborto e ao Abandono de Incapaz. Em São Paulo, a produção recebeu apoio do presidente da Câmara de Vereadores, José Américo, e do vereador Rubens Calvo. Em Brasília, o deputado federal Arolde de Oliveira, pediu atenção dos brasileiros “para a mensagem desse filme que vai ao encontro de nossa luta pela vida”.

Saiba mais

A produção estreou no Brasil graças à parceria entre a Europa Filmes e a cearense Estação Luz Filmes, que detém os direitos de distribuição. Artistas, políticos, lideranças religiosas e ativistas em favor da vida recomendam o filme.


A Estação da Luz Filmes é uma  produtora e distribuidora cearense, criada a partir da  ideia de se ampliar os trabalhos já realizados pela ONG Estação da Luz, realizando obras cinematográficas, de abrangência nacional, ligadas à cultura de paz e à espiritualidade. Ao longo destes anos, entre produção e co-produção, lançou os longas-metragens Bezerra de Menezes, O Diário de um Espírito (2007), As Mães de Chico Xavier (2011), Chico Xavier (2010), O Filme dos Espíritos (2011), Área Q (2012).


Para saber os cinemas onde Blood Money está sendo exibido acesse: bloodmoney.com.br


Mais informações: Estação Luz Filmes – (fone: 85 3244.1094)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here