O mundo científico contemporâneo se abre, cada vez mais, para o estudo, as pesquisas e outras atividades envolvendo práticas milenares e populares que promovem à saúde e o bem-estar, como yoga, meditação, xamanismo, terapêuticas espirituais da umbanda e candomblé, dentre outras. Uma oportunidade para conhecer ou aprofundar os conhecimentos sobre essas questões será durante o 4° Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas (4st International Symposium on Traditional Medicine and Contemplative Practices), a ser promovido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Associação Palas Athena, naquela universidade, em São Paulo, capital, nos dias 16 e 17 de maio de 2014. As inscrições já estão abertas no site do evento.


O simpósio terá cinco eixos temáticos: Medicina popular brasileira, Medicina tibetana em doenças crônicas; Temas intrigantes em saúde e espiritualidade; Práticas contemplativas e sociedade; e Pesquisas em medicinas tradicionais e práticas contemplativas. Um dos objetivos do encontro é a apresentação de estudos sobre Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas, mostrando a aplicabilidade na área da saúde e contribuições à sociedade, tanto no Brasil quando no exterior.


De acordo com o programa, também haverá espaço para os praticantes da medicina popular brasileira – como os de tradições indígena e afro – apresentarem as formas como estas terapêuticas ocorrem.  A forma como está organizado o programa permitirá uma rica troca de saberes entre as medicinas tradicional e oficial.


O encontro, que tem como docente responsável o Prof. Luiz Eugenio Araujo de Moraes Mello, é aberto aos representantes das universidades (pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da Saúde, Políticas Públicas e Ciências Sociais), grupos de pesquisas em plantas medicinais e medicinas tradicionais, Secretarias de Saúde, ONGs, Indústrias Farmacêuticas e Cosméticas, profissionais da área de saúde e instrutores das áreas de práticas integrativas em saúde e de bem-estar.

Convidados


Entre os palestrantes convidados estão os pesquisadores Javier Garcia Campayo (Universidade de Zaragoza, Espanha), Jamyang Dolma (do Instituto Médico Tibetano,  Índia), Susan Andrews (Instituto Visão Futuro, Brasil), Geshe Lobsang Tenzin Negi (Monastério Drepung Loseling e Universidade Emory, Estados Unidos), Pai Rivas (Faculdade de Teologia Umbandista, Brasil), Mãe Dango (Brasil), Diego Laideia (Universidade Federal de São Paulo, Brasil), Lia Diskin (Associação Palas Athena, Brasil), Elisa H. Kozasa (Hospital Israelita Albert Einstein e Universidade Federal de São Paulo, Brasil), dentre outros.

Acesse a programação: http://proex.unifesp.br/eventos/eventos14/medicinas_tradicionais/index.php/programacao


Fonte: Unifesp – proex.unifesp.br/eventos/eventos14/medicinas_tradicionais

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here