Esporte, arte e cultura são elementos presentes na capoeira, manifestação da cultura afro-brasileira que encanta pessoas em várias partes do mundo. No Brasil, exerce um papel educativo e, em muitas comunidades, tem afastado crianças, adolescentes e jovens da ociosidade e do risco de envolvimento com atividades marginais. Nesta terça-feira (18), às 14h30, audiência pública com o tema “Capoeira: instrumento de prevenção e educação” será realizada na Câmara Municipal (R. Dr. Thompson Bulcão, 830). O evento atende a requerimento do vereador Guilherme Sampaio (PT), a partir de solicitação feita pela Rede de Desenvolvimento Econômico da Capoeira Cearense (Rede).


O objetivo da audiência pública, segundo a assessoria de imprensa da Rede, é garantir a sustentabilidade cultural, política e social dos capoeiristas cearenses, ampliando a ação sociocultural dentro do esporte. A Rede está propondo um cronograma que envolve entre outras inciativas o estabelecimento do marco da capoeira estadual, com espaços para atividades da arte; realização de encontros coletivos de capoeiristas para discutir as atividades da Rede; promoção de debates, estudos e vivências; levantamento de estatísticas sobre os grupos de capoeira cearense, dentre outras.


Vale ser destacada a contribuição da capoeira para a formação da cultura de paz  à medida em que exerce função contínua de prevenção à violência e ao uso de drogas em muitas comunidades. Conforme informações da Rede, a capoeira permite o acompanhamento de adolescentes em situação de risco mantendo-os focados em atividades extra-escola. A arte também age como indutor do conhecimento, incitando seus alunos ao estudo e a freqüência escolar, com projetos sociais que exigem do participante a sua manutenção na escola.

Saiba mais sobre a Rede


Trata-se de uma iniciativa coletiva que surgiu para discutir e promover ações de sustentabilidade econômica da capoeira cearense, buscando valorizar a prática da arte nos diversos setores econômicos do Estado, de modo democrático e autônomo.


Integram a Rede os seguintes grupos: Escola de Capoeira (Mestre Olímpio), A capoeira (Mestre Maizena), Capoeira em Movimento (Mestre Auricélio), União Capoeira (Mestre Marrom), Luz Viva (Mestre Aramola), Capoeira Brasil (Mestre Paulão), Centro Cultural Capoeira Água de Beber (Mestre Ratto), Nação Brasileira (Mestre Envergado), Equipe Cultural de Capoeira (Mestre Piolho), Legião Brasileira (Mestre Zebrinha), Grupo Zumbi (Mestre Wlisses), Confiança (Mestre Dourado), Associação Zumbi Capoeira (Mestre Lula), Capoeira Mundi (Mestre Dingo), Arte Capoeira (Mestre Marrudo).

Com informações da Assessoria de Imprensa da Rede. Contato: Aline Pedrosa, jornalista – (fone: 85  9618  5572 / email: alinepedrosajornalista@gmail.com)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here