Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza teve uma inflexão e subiu em outubro, atingindo 98,3 pontos, com aumento de 6,2% sobre o resultado do último mês de setembro (92,5 pontos). Acompanhando a melhora na confiança, a intenção de consumo também subiu, sinalizando um cenário mais positivo para o mês.O aumento do ICC decorreu da recuperação dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente subiu 3,4%, passando de 89,4 pontos em setembro para 92,4 pontos neste mês. Já o Índice de Situação Futura subiu 8,0% atingindo 102,3 pontos.


Pretensão de compra


A taxa de pretensão de compras teve aumento de 6,5 pontos percentuais, passando de 36,4%, em setembro, para 42,6% neste mês. Esse é o melhor resultado do indicador desde maio, quando alcançou 43,5%, mas ainda se situa abaixo do verificado no mesmo mês do ano passado, de 52,1%.


Expectativa dos consumidores


Apesar da melhoria do ICC, o percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis ainda teve queda em outubro, passando de 34,7%, em setembro, para 33,9% neste mês.


No entanto, a pesquisa também revela que 60,5% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 71,5% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, com 62,3% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da aceleração da inflação, do aumento dos juros e da percepção de relativa piora no mercado de trabalho.


Índice de Confiança do Consumidor


O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é uma medida sintética de indicadores da percepção do consumidor quanto à sua situação econômica, composto do Índice da Situação Presente (ISP) e Índice das Expectativas Futuras (IEF). O ICC funciona, portanto, como um indicador do potencial de consumo, baseado na opinião dos próprios consumidores.O índice varia no intervalo de 0 a 200, sendo o índice 100 a fronteira entre a situação de pessimismo (abaixo desse valor) e otimismo (acima desse valor). O índice zero denotaria a situação de total pessimismo, enquanto 200 pontos indicariam a situação de total otimismo.


Com informações da Fecomércio.

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