Um mapeamento, realizado nos últimos cinco anos, resultou numa cartografia sobre a ditadura militar. O trabalho será revelado nessa terça-feira (28), às 10 horas, no Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro). O projeto Conexões Cartográficas da Memória, do Coletivo Aparecidos Políticos, mostra prédios públicos, ruas e avenidas, praças e até escolas e creches que ainda mantêm homenagens e honrarias a colaboradores da ditadura militar.


Por ocasião do mapeamento, o Coletivo Aparecidos Políticos realizou uma série de intervenções urbanas na cidade de Fortaleza, aplicando o rebatismo popular como metodologia, além de catalogar os espaços que prestam homenagens aos colaboradores da ditadura, elencando outros espaços que simbolizaram focos de resistência e de repressão da Capital para, daí, reconstruir a memória política de Fortaleza.

Saiba mais

Ao final de 2014, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) lançou relatório sobre as violações cometidas pelo próprio Estado durante o período da Ditadura Militar no país. Ao longo de 3.400 páginas, a publicação divulgou uma lista de 377 agentes violadores, cujos quais mais da metade ainda estão vivos, e, também, uma série de recomendações para os entes federativos a fim de prevenir violações de direitos humanos e assegurar a não repetição.


Neste relatório, produzido pela CNV, está a recomendação 28 que, especificamente, cita a necessidade de “promover a alteração da denominação de logradouros, vias de transporte, edifícios e instituições públicas de qualquer natureza, sejam federais, estaduais ou municipais, que se refiram a agentes públicos ou a particulares que notoriamente tenham tido comprometimento com a prática de graves violações”.


Seis meses depois do lançamento do Relatório da CNV, Fortaleza tem 35 espaços e equipamentos públicos que ainda são denominados por pessoas que colaboraram com a ditadura militar.

Nas escolas

O resultado deste processo, que conta com fotos, vídeos e materiais impressos, será disponibilizado a todas as escolas do Sistema Municipal de Ensino de Fortaleza, a fim de gerar debates acerca da temática no âmbito escolar. É ainda objetivo do Coletivo Aparecidos Políticos disponibilizar o mapeamento aos visitantes do Memorial da Resistência: Arquivo das Sombras, presente na Secultfor, onde, no período da Ditadura Militar, também foi centro de torturas.


O projeto “Conexões Cartográficas da Memória” foi contemplado no I Edital de Concurso Público Programa de Residências e Intercâmbios, de 2013, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Serviço

Lançamento do projeto “Conexões Cartográficas da Memória”

Data: 28 de julho

Horário: 10 horas

Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

Mais informações: 3105-1386 / 3105-1358


Com informações da Secultfor

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here