Retratando a vida de uma mulher sob o regime islâmico, na Turquia, 5 Graças, produção francesa, concorre no próximo domingo ao Oscar 2016, na categoria de melhor filme estrangeiro. O drama está sendo exibido no Cinema de Arte, no Riomar Fortaleza, em duas sessões, às 14 horas e às 19h30.


A diretora do longa, Deniz Gamze Ergüven, que é da Turquia, explicou que queria descobrir como “ser uma menina, uma mulher na Turquia, hoje, uma ardente e controversa questão na sociedade turca, onde a voz feminina é raramente ouvido. Queria transformar essas meninas em heroínas, personagens de coragem, inteligência e perseverança, valores raramente dados às mulheres no cinema. Vejo-as como eu vejo James Dean, rebelde, mas bonito com todo o vigor e o frescor da juventude. Pode ser considerado um ponto de vista crítico, mas espero que gera algo positivo”

Enredo

É início de verão numa aldeia perdida na Turquia. Lale e suas quatro irmãs voltam da escola brincando com um grupo de garotos, o que causará um escândalo de consequências inesperadas. A casa da família, então, transforma-se progressivamente numa prisão em que as prendas domésticas substituem a escola e os casamentos começam a ser tratados. Mas, movidas pelo mesmo desejo de liberdade, as cinco meninas tentarão romper os limites impostos a elas.

Críticas sobre o filme

“Um retrato comovente de irmandade, uma celebração da feminilidade.” (Los Angeles Times)


“’Cinco Graças’ é uma história universal e atemporal em sua urgência.” (Arizona Republic)


“Com surpreendente sutileza, o filme soa como um conto sobre a luta pela liberdade e identidade.” (Seattle Times)


“Você vai torcer por essas garotas o tempo todo.” (TheWrap)


“O filme fala uma língua universal e comovente sobre uma juventude frustrada que qualquer um pode entender.” (Minneapolis Star Tribune)


“A diretora não faz nenhuma tentativa de retratar a sociedade turca como bidimensional com as mulheres como vítimas e os homens como monstros. O filme resultante está imbuído de uma autenticidade inegável e potente imediatismo.” (The Young Folks)


“Com performances convincentes de um elenco não-profissional, a diretora criou heroínas que não são meras princesas presas da Disney.” (San Francisco Examiner)


“O filme de estreia de Deniz Gamze Ergüven é um olhar muitas vezes angustiante da subjugação das meninas na atual Turquia, como elas são preparados para se tornarem mulheres ‘adequadas’.” (SF Weekly)


“A diretora nos lembra que em alguns lugares do planeta as mulheres jovens ainda são tratadas como bens materiais.” (Seattle Weekly)

Sobre a diretora

Deniz Gamze Ergüven nasceu em 4 de junho de 1978, em Ancara, na Turquia. “Cinco Graças” é seu primeiro longa-metragem como diretora, com roteiro escrito por ela própria em parceria com a francesa Alice Winocour. Anteriormente Deniz já havia realizado dois curtas, “Mon Trajet Préféré” (2006) e “Une Goutte d’Eau” (2006). Em paralelo às funções de diretora e roteirista, Deniz é também atriz, tendo participado de dois filmes de grande repercussão: “Cada Um Com Seu Cinema”, no episódio “Recrudescence”, de Olivier Assayas, e no premiado “Augustine”, sob a direção de sua amiga Alice Winocour, realizadora do recente “Maryland”.

5 Graças

Mustang /França, Turquia, Alemanha, cor, 2014, 97 min., janela 2.35 : 1, 14 anos / Direção: Deniz Gamze Ergüven / Elenco: Günes Nezihe, Sensoy, Doga Zeynep Doguslu e Elit Iscan / Roteiro: Deniz Gamze Ergüven e Alice Winocour / Fotografia: David Chizallet e Ersin Gok / Montagem: Mathilde Van de Moortel / Música: Warren Ellis / Produção: Charles Gilbert / Empresa produtora: CG Cinéma.


Saiba mais
www.cinemadearte.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here