Durante o ano, diferentes celebrações religiosas, como a Semana Santa, atraem milhares de fieis, que se espalham pelo país para participar de missas, encenações, procissões, romarias e outras peregrinações. No Brasil, diversos são os destinos que fazem parte do roteiro da fé. No Ceará, a fé é um elemento marcante da cultura do povo. Cidades como Juazeiro do Norte, Barbalha, Quixadá e Canindé são exemplos de rotas que impulsionam o turismo religioso.


De olho no desenvolvimento regional, o Ministério do Turismo estimula o turismo religioso, com o objetivo de gerar renda para as populações locais. Segundo o Ministério, cerca de 15 milhões de brasileiros se movimentem por ano entre os mais diversos destinos religiosos no país. “O turismo cria empregos e gera uma melhor distribuição de renda”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Em 2012, cerca de 3,94 milhões de viagens domésticas tiveram motivação religiosa.

A terra de Padim Ciço

Conhecida entre os seus habitantes como a capital da fé, Juazeiro do Norte, situado na região do Cariri, parte sul do Ceará, atrai mais de 2,5 milhões de romeiros por ano. A figura central é o Padre Cícero Romão Batista, ou “Padim Ciço”, como é chamado popularmente. O religioso viveu na cidade entre meados de 1870 até sua morte em 1934 e teve grande influência social e política. A romaria e o culto ao Padre Cícero, em Juazeiro, são a maior manifestação da região. A Semana Santa está no calendário de romarias da cidade.


Em sua homenagem, foi erguida uma estátua com 25 metros de altura e oito de base, na Serra do Horto. A ladeira que dá acesso ao monumento tem painéis retratando a via sacra e, no alto da colina, além da bela vista para Juazeiro do Norte, há uma capela, o Museu Vivo da Cultura Popular Nordestina, uma reprodução do Santo Sepulcro, e a Muralha da Guerra de 1914.


No aniversário de morte do padre-mito, 20 de julho, a Praça Padre Cicero recebe uma das maiores romarias do Nordeste, e a cidade se converte não só em um centro de devoção com missas, bençãos de imagens, procissões, novenas, peregrinações e visitações aos locais de interesse religioso, mas também, num extraordinário mercado de artesanato regional e artigos religiosos.


Outra data importante no calendário religioso local é o Dia de Finados, dois de novembro, quando ocorre o “Dia dos Romeiros”, com quatro dias de romarias. Nesta época, os peregrinos saem em procissão da Igreja Matriz, sobem a ladeira do Horto até a Igreja Bom Jesus e seguem para a capela do Perpétuo Socorro – onde está enterrado o Padim – e voltam para a Matriz, onde assistem a “missa do chapéu”. Esta celebração é conhecida pelo mar de chapéus dos fiéis.

Barbalha

Ainda na região do Cariri, também se destaca Barbalha, que atrai fieis para a Festa de Santo Antônio, também conhecida como a Festa do Pau da Bandeira.

Canindé

Canindé é uma das mecas da religiosidade nordestina, recebendo milhões de devotos de

São Francisco ao longo do ano. De acordo com a Setur, a Basílica de São Francisco de Assis é um dos maiores templos religiosos. E é Canindé que atrai a segunda maior romaria dedicada a São Francisco de Assis no mundo. As festividades na cidade, distante 120 quilômetros da capital Fortaleza, perdem apenas para as de Assis, na

Itália, a terra natal do santo que abriu mão da riqueza para dar conforto espiritual aos mais necessitados.


As romarias, novenas e festas que, anualmente, atraem cerca de 2,5 milhões de fiéis – sobretudo entre os dias 26 de setembro e quatro de outubro, quando é comemorado o dia do santo – tiveram início no século XVIII, quando frades franciscanos iniciaram na região o trabalho de evangelização, chamado de Santas Missões, em 1758.


Além basílica, Canindé conta ainda com outras edificações históricas e atrativos turísticos: o Convento de Santo Antônio e o Mosteiros das Clarissas, do final do século XIX; o Mercado Público, inaugurado em 1937 e onde podem ser encontradas diversas tipologias do artesanato sertanejo, além de brinquedos e artigos folclóricos; o Museu Regional, com mais de duas mil peças da cultura popular nordestina, e a Fazenda São Pedro, com um casarão erguido por escravos e antigo ponto de encontro dos peregrinos.


A maioria dos festejos ocorre na Praça do Romeiro, um anfiteatro com capacidade para 110 mil pessoas. Neste mesmo complexo, o visitante irá encontrar o Museu e o Zoológico de Canindé. Lá, é encenado a peça teatral “Francisco: o homem que se tornou santo”. Este é o maior espetáculo ao ar livre do Ceará, e fica em cartaz todos os anos, nos finais de semana de setembro e outubro.

Quixadá

Reza a lenda que diante das secas que periodicamente castigavam o sertão cearense, o imperador Dom Pedro II teria dito que venderia até o último diamante da coroa para solucionar o suplício. Foi a partir desta resolução que em 1873 começou a construção do Açude Cedro, o maior símbolo de Quixadá. A busca por água potável na região, repleta de monólitos e a 180 quilômetros da capital Fortaleza, fez o município ser um dos principais destinos de peregrinação, dos devotos de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão.


O santuário em homenagem à santa foi erguido em um platô na Serra do Urucum, a 501 metros acima do nível do mar e a 12 quilômetros da sede. Seu maior símbolo é uma pirâmide de tubos de aço com 20 metros de altura, que remete ao manto de Maria. Todo o projeto arquitetônico é baseado na sobriedade e simplicidade da mãe de Cristo.


Em seu interior, estão dispostos 27 painéis com imagens da Virgem Maria, e o nome e o título como ela é venerada em cada país da América Latina. O sentido é este: fazer com que cada peregrino se sinta em comunhão com todos os irmãos da América Latina.


Inaugurado em 1995, tem capacidade para 1,2 mil fiéis e conta com dois restaurantes, gruta, casa de retiro para 120 pessoas, auditório com 250 lugares, livraria, trilhas para trekking e uma rampa onde se pratica voo livre, além de uma bela vista para os monólitos e lagoas.


Na estrada de acesso (logo após sair da Rodovia do Algodão), o turista é surpreendido por estátuas de aproximadamente 1,80m de altura retratando as sete estações da Paixão e Ressurreição de Cristo.  


Os meses de maior concentração de festas, novenários e cultos são fevereiro, março, maio julho e dezembro. Os principais são a Carreata Mariana, o Novenário Rainha do Sertão e o retiro de Carnaval Alegra-te, em fevereiro; o Tríduo Pascal e a Via Sacra Dramatizada, em março; a Coroação de Nossa Senhora e o Congresso Mariano Eucarístico, em maio; e o Retiro de Natal e a Vigília de Ano Novo, em dezembro.

Outros destinos religiosos

Celebrações tradicionais atraem turistas de todo o Brasil. Em Diamantina (MG), a Semana Santa tem como destaque a encenação da Sexta-Feira da Paixão, com guardiões romanos e cerca de 300 participantes reproduzindo a Via Sacra. Na manhã do Domingo de Páscoa, as ruas são enfeitadas com flores e nas janelas dos sobrados surgem colchas e toalhas coloridas.


Em Ouro Preto (MG), as celebrações serão coordenadas pela Paróquia Nossa Senhora do Pilar. As principais cerimônias acontecem quarta, quinta e sexta-feiras santas, sábado santo e domingo de Páscoa. No largo da igreja do Rosário acontece a cerimônia do lava-pés. Procissões, ofícios e celebrações se sucedem nos diversos templos da cidade.


O município de Santana de Parnaíba (SP) recebe milhares de fiéis. Este ano, a encenação está programada para os dias 17, 18 e 19 de abril, na Barragem Edgard de Souza, km 40 da Estrada dos Romeiros, com entrada franca.


Em Aparecida (SP), a semana santa tem programação extensa. Na quinta-feira haverá orações no Santuário Nacional o dia todo e a noite a missa da Ceia do Senhor, também chamada de celebração de lava-pés. Na Sexta-Feira Santa, terá a tradicional caminhada ao Morro do Cruzeiro, conhecida como Via Sacra, que atrai milhares de fiéis. O Santuário Nacional recebe romeiros e peregrinos, sendo o dia mais movimentado o Domingo de Ramos. Durante o ano de 2012, o santuário foi visitado por 11 milhões de romeiros.


No Nordeste a programação também é intensa. Nova Jerusalém, distrito de Fazenda Nova (PE), é famosa por realizar a encenação da Paixão de Cristo. O cenário do teatro a céu aberto reúne nove monumentais palcos. O elenco é composto por mais de 500 participantes. No município de Bom Jesus (PI) as celebrações da Paixão de Cristo completam 10 anos.


Na cidade de Goiás (GO), a meia noite de quinta-feira da semana santa os postes de luz do centro histórico do município se apagam. Ao som de tambores e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu. O ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 40 homens encapuzados representam os soldados romanos, carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos em latim. A procissão é acompanhada por aproximadamente 10 mil pessoas.

Turismo na Semana Santa no Ceará

No turismo em geral, conforme dados da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), mais de 67 mil turistas desembarcarão no Ceará, durante o feriado prolongado da Semana Santa que emenda com o Dia de Tiradentes, na segunda-feira, 21.  Segundo a estimativa da Setur, a taxa de ocupação hoteleira ficará acima de 82% e o movimento no Estado deverá injetar, aproximadamente, R$ 120 milhões na economia local.  Não há números específicos do impacto do turismo religioso neste feriado.


Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, “o crescimento ano a ano demonstra que nosso trabalho de estruturação dos destinos, qualificando espaços e pessoas e fazendo promoção direta ao público, tem dado resultado. Estamos consolidados no mercado nacional e nos projetando no cenário internacional”.


Com informações do Ministério de Turismo e da Secretaria de Turismo do Ceará


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here