Católicos têm uma extensa programação nesta Semana Santa em Fortaleza. Todas as paróquias seguem os rituais para lembrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.  As cerimônias tiveram início no Domingo de Ramos (6) e terminam no Domingo da Ressurreição (20), quando também é comemorada a Páscoa. A Arquidiocese de Fortaleza promove celebrações na Catedral Metropolitana e a Comunidade Católica Shalom também está divulgando eventos, como o Retiro da Semana Santa, no Ginásio Paulo Sarasate.

 

Nessa quinta-feira (17),  às 8h, na Catedral, a Arquidiocese promoveu a Celebração dos Santos Óleos, com missa do arcebispo Dom José Antonio com todos os padres da Arquidiocese de Fortaleza. Os óleos consagrados na cerimônia são utilizados ao longo do ano nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Às 18h, foi celebrada a Missa da Ceia do Senhor, quando ocorre a cerimônia do Lava-Pés, em que o celebrante repete o gesto de humildade de Jesus que lavou os pés dos discípulos.


Nesta sexta-feira (18), também na Catedral, às 15h, é a vez da celebração da Paixão e Procissão do Senhor morto. Nesse dia não há celebração eucarística na Igreja.  O sacrário fica vazio e as imagens de santos são cobertas. No sábado (19), às 9h, acontece a Celebração das Laudes,  oração centenária que aborda o mistério do Sábado Santo. A partir das 20h, os sacerdotes e fieis participam da Vigília Pascal. Trata-se da cerimônia mais importante da Igreja Católica por celebrar a ressurreição de Cristo, sua vitória sobre a morte.


Outras informações sobre a programação em Igrejas Católicas de Fortaleza estão no site www.arquidiocesedefortaleza.org.br

RETIRO SHALOM


No Ginásio Paulo Sarasate, a Comunidade Católica Shalom iniciou o Retiro da Semana Santa, nessa quinta-feira (18), com atividades das 14h às 17h.  Nesta sexta-feira, o horário será das 8h às12h, com pregação sobre a Paixão do Senhor e encenação da Via Sacra artística (a partir das 10h). O dia é marcado pelo recolhimento, silêncio e jejum. No sábado, das 14h às 17h, entre as atividades programadas estão pregação sobre a esperança e uma celebração na qual se recorda a Descida de Jesus à Mansão dos Mortos (Jesus desce aos infernos para libertar os cativos).


O Retiro do Shalom termina no domingo. Das 14 às 17h haverá pregação de Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, sobre a ressurreição de Cristo; adoração ao Santíssimo Sacramento, tudo em clima de festa e alegria.

FESTA DA MISERICÓRDIA


Passada a Semana Santa, no dia 27 de abril, a Comunicade Católica Shalom realizará, das 15 às 20h, no Condomínio Espiritual Uirapuru (Av. Alberto Craveiro, 2222, Castelão),em Fortaleza, a Festa da Misericórdia, quando será celebrada cerimônia pela canonização João Paulo II. O evento contará com relíquias de João Paulo II e Santa Faustina. Diversas atrações musicais animarão a festa. A entrada é gratuita. A expectativa é que pelo menos 30 mil pessoas compareçam ao evento.


A programação consta da reza do Terço da Divina Misericórdia, às 15h, participações  musicais dos cantores Paulo José e Naldo José. Suely Façanha, indicada ao Troféu Louvemos, maior premiação da música católica no país, também participará. A programação será encerrada com missa em favor dos enfermos presidida pelo Padre Antonio Furtado.

Com informações da assessoria de imprensa do Shalom. Contato: Vanderlúcio Souza (85 3261 4444)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here