Com o objetivo de abordar a experiência da Agência da Boa Notícia (ABN) ao pautar os veículos de comunicação para que produzam notícias que estimulem a cultura de paz, o jornalista Karlos Emanuel Soares Cunha, 29 anos, produziu o artigo científico “O Papel da Agência da Boa Notícia como Disseminadora da Cultura de Paz”. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do MBA em Jornalismo Político, Marketing e Comunicação Midiática foi apresentado, no dia 20 de novembro, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). A orientadora do TCC é a professora Ms. Maria Julianna Formiga Moura Sinval.


Formado há seis anos em Jornalismo e atuando como assessor de imprensa, Karlos Emanuel explicou que “diferentemente de outras agências, como Folhapress, Reuters ou Agência Estado, que atuam comercialmente fornecendo conteúdos de interesse público em geral, a ABN atua de forma segmentada e engajada socialmente”.


No estudo, foram analisados episódios exitosos da ABN, principalmente na abertura de espaços em grandes emissoras de televisão, nos principais jornais impressos do Estado, nas rádios comerciais e em portais de notícias. Ademais, destaca o jornalista, o TCC trata sobre como a atuação da ABN serve de exemplo para assessorias de imprensa, não apenas de organizações não governamentais, mas também de empresas e, principalmente, órgãos públicos.


Em entrevista à ABN, Karlos Emanuel fala sobre a metodologia utilizada na pesquisa e quais foram os resultados do TCC. Para conferir o TCC, clique aqui.

ENTREVISTA
(Agência da Boa Notícia) – Quando ocorreu a apresentação do seu TCC?
(Karlos Emanuel) – Foi apresentado na última sexta-feira (20 de novembro).

(A.B.N) – Você estava fazendo MBA em Jornalismo Político, Marketing e Comunicação Midiática. Por que escolheu o papel da Agência da Boa Notícia como disseminadora da cultura de paz para seu trabalho de conclusão de curso?

(K.E) –
Há tempo que observo o trabalho desenvolvido pela ABN, desde a época da faculdade. Sempre admirei o papel social da ABN em defender a cultura de paz. Durante o curso fiz um trabalho sobre a agência e resolvi aprofundar no TCC.

(A.B.N) –  Quanto tempo durou a pesquisa? Qual foi a metodologia utilizada?
(K.E) – A pesquisa durou quatro meses. Inicialmente pesquisei no site da ABN assuntos que foram divulgados e pesquisei na mídia esses resultados. Em setembro entrevistei a jornalista e diretora de Comunicação da ABN, Ângela Marinho, e me aprofundei no tema.

(A.B.N) – Quais foram os resultados obtidos no trabalho?

(K.E) –
Os resultados me levaram a constatar que realmente a ABN é disseminadora da cultura de paz no Ceará, além de ser a única agência de notícias do Estado.

(A.B.N) –  Quais foram os principais pontos da pesquisa?

(K.E) –
O principal ponto foi identificar se realmente a ABN pauta os principais meios de comunicação do Ceará e isso foi comprovado por meio de consulta aos veículos.

(A.B.N) –  A partir de seu trabalho, deu para definir a Agência da Boa Notícia como agente influenciador da mídia cearense?

(K.E) –
Com certeza. A ABN é muito respeitada e tem credibilidade da sociedade e da imprensa.

(A.B.N) –  Para finalizar, qual é sua análise do trabalho desenvolvido pela ABN?

(K.E) –
É um trabalho social muito enriquecedor e exitoso. A ABN cumpre perfeitamente o seu papel e deveria ter mais apoio do governo e da sociedade civil organizada. Parabéns a todos que fazem parte e que colaboram para uma sociedade mais pacífica.

 


 

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