Em abril, o jornal O Povo revelou que entre janeiro e março deste ano foram registrados 51% menos denúncias de violências contra crianças, em comparação ao mesmo período de 2013.  Infelizmente, a estatística não é uma boa notícia. Os números não representam a redução na violação aos direitos da criança e do adolescente, mas sim, que menos pessoas denunciaram. A omissão impede o combate à violência. Diante de uma realidade ainda muito trágica para nossas crianças e jovens, qualquer ajuda pode mudar o destino de milhares de meninos e meninas. A tecnologia é uma ferramenta que pode se tornar um grande aliado.


No final do ano passado, a parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan, da Bahia idealizou o aplicativo Proteja Brasil, que foi desenvolvido pela Ilhasoft. O objetivo do aplicativo é estimular denúncias de violência contra crianças e adolescentes em todo o país.


A ferramenta funciona como um serviço do combate à violação dos direitos da criança e do adolescente. O “Proteja Brasil está disponível gratuitamente para smartphones e tablets, nas plataformas IOS ou Android. A partir do local onde você está, o “Proteja Brasil” indica telefones para denúncias e endereços de delegacias, conselhos tutelares e organizações que ajudam a combater a violência contra a infância e adolescência nas principais cidades brasileiras. No exterior, o aplicativo apresenta os números de telefones e endereços das Embaixadas e Consulados do Brasil. O app também libera informações sobre os tipos de violência como tortura, trabalho infantil, tráfico humano, violência física, psicológica e sexual, discriminação, além de negligência e abandono.


“A prevenção e o enfrentamento à violência são fundamentais. Mas se os cidadãos não denunciarem situações que caracterizam violações de direitos, nunca daremos um basta a essas práticas inaceitáveis”, destaca a coordenadora da área de Proteção do UNICEF no Brasil, Casimira Benge.

ABN Testou

A Agência da Boa Notícia fez o download do aplicativo. O app é objetivo e de fácil navegação. Tem como opção ligar diretamente para o Disk 100 ou buscar uma delegacia especializada ou Conselho Tutelar mais próximo. Ele oferece telefone e endereço. No entanto, alguns números estão desatualizados e não é possível completar a ligação. Um update resolverá o problema rapidamente.


O importante é a linguagem adotada, cada vez mais familiar para a juventude atual. O aplicativo pode ser o caminho mais rápido para uma criança ou adolescente fazer uma denúncia de maus tratos ou exploração sexual, por exemplo.

Como fazer

Para fazer uma denúncia por meio do “Proteja Brasil”, basta seguir três passos simples. A denúncia pode ser anônima e a identidade de denunciante será mantida sempre em sigilo.

1) Faça o download do app compatível com o seu celular

2) Permita que o aplicativo acesse a sua localização

3) Selecione a delegacia ou Conselho Tutelar mais próximos de você e faça sua denúncia, mantendo sua identidade em sigilo.


Tipos de Violência

Qualquer situação que coloque em risco o desenvolvimento pleno da criança ou do adolescente pode ser uma forma de violência. No Brasil vivem mais de 60 milhões de crianças e adolescentes e muitas delas sofrem com a violência dentro e fora de suas casas.


São vítimas da negligência, abandono, discriminação, agressões físicas e psicológicas, trabalho infantil, abuso e exploração sexual. A maioria desses casos nem chega a ser denunciada. O que torna o tema mais delicado. Mesmo assim, segundo dados do UNICEF, 129 casos de violência são reportados diariamente, o que representa cinco casos por hora.


A falta de informação é determinante para o silêncio que envolve a violência contra crianças e adolescentes no Brasil. A denúncia é o primeiro passo para combater às violações aos direitos da criança e do adolescente.


Mais informações sobre o download do aplicativo acesse: www.protejabrasil.com.br


Com informações da Rede ECPAT Brasil  e do site Proteja Brasil


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here