A Rede Mobilizadores COEP vai promover, de 12 a 22 de maio, a oficina online Direitos e Participação Social. O facilitador será Alexandre Ciconello, assessor de direitos humanos da Anistia Internacional Brasil. As inscrições para a oficina podem ser feitas até o dia 12 de maio. Para se inscrever, o interessado precisa se cadastrar, gratuitamente, no site da Rede Mobilizadores (www.mobilizadores.org.br).


Para a Rede Mobilizadores, a Constituição Federal brasileira de 1988, também chamada “Constituição Cidadã”, e as lutas sociais ajudaram na construção de políticas públicas universais e garantidoras de direitos. Mas esses direitos ainda não chegam a todos os brasileiros. “É preciso efetivar esses direitos, assegurando a todos o seu acesso, e ampliar a participação social efetivamente”, considera a Rede. Na oficina, serão debatidos os principais avanços nessa área, nos últimos 20 anos, e os desafios para os próximos cinco anos.


A avaliação feita pelos organizadores da oficina é que “o Brasil conseguiu avançar na consolidação da democracia e no acesso a alguns direitos de cidadania como alimentação, saúde, educação, mas ainda persistem enormes desafios especialmente no que se refere à desigualdade no acesso a esses e a outros direitos básicos, como moradia, saneamento, transporte público. Além disso, a impunidade, o arbítrio das polícias, as violações à integridade física dos cidadãos ainda perduram sob a democracia, atingindo especialmente os grupos mais vulneráveis da população.”


Esta é a segunda oficina da série que a Rede Mobilizadores está realizando no primeiro semestre de 2014, com foco na mobilização para participação social. A terceira e última será sobre as conquistas e os desafios em relação ao meio ambiente, clima e vulnerabilidades.

 

Essas oficinas são parte da estratégia de mobilização “COEP 20 anos: das ruas às redes”, que está sendo realizada em comemoração aos 20 anos de criação do COEP. Estão sendo organizadas várias outras atividades, a distância e presenciais, em diversos locais do país.

 

 Tem apoio do Banco do Brasil, Eletronuclear, Fiocruz e Itaipu Binacional.


Saiba mais sobre a COEP: www.coepbrasil.org.br


Com informações da assessoria de imprensa da Coep Nacional. Contato: 21  2528 3352

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here