Cerca de 130 estudantes da rede pública estadual, das cidades de Sobral, Forquilha e Tianguá, recebem capacitação gratuita na área de Introdução à Programação Computacional com certificação reconhecida internacionalmente pela União Europeia. A capacitação é fruto da parceria entre o Instituto Politécnico de Tomar (Portugal), instituição de ensino superior que possui Escola Superior de Gestão e Tecnologia nas cidades de Tomar e Abrantes, e do Centro Universitário Inta (UNINTA), em Sobral.

O curso tem duração de 10 semanas e envolve alunos do ensino médio das escolas profissionalizantes Dom Walfrido Teixeira Vieira e Monsenhor José Aloysio Pinto (Sobral), Gerardo José Dias de Loiola (Forquilha) e Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho (Tianguá), além de participação de acadêmicos dos cursos de Gestão de Tecnologia da Informação (UNINTA EaD) e do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Ieducare (FIED), ambos da mantenedora AIAMIS, a mesma mantenedora do UNINTA, com a qual foi firmada a parceria.

De acordo com o UNINTA, responsável pela capacitação, o curso tem como objetivo promover uma formação de Programação Computacional por meio de ferramentas inovadoras de ensino de lógica. “O estudante, ao final do curso, terá aprendido os referenciais básicos da programação, o que se transforma em um diferencial para a aprendizagem que ele está tendo. Este curso irá aprimorar as competências dele para que ele se torne um melhor profissional”, afirmou o Diretor de Inovação Educacional do UNINTA (DIPE), Prof. Dr. João José Saraiva da Fonseca.

A capacitação funciona com aulas ao vivo e gravadas, disponíveis aos estudantes a qualquer hora do dia, dividida em módulos com avaliação dos alunos feita pela realização de um conjunto de exercícios de forma automática pelo algoritmo determinado. Para ter aprovação na unidade curricular o estudante necessita obter pelo menos 50% do total de pontos.

“A possibilidade de concluir um curso profissional nessa área, com certificação e reconhecimento internacional, possibilita para esses alunos o ingresso na área que mais cresce no Brasil e no mundo”, reforça o Gestor do Núcleo de Relações Internacionais do UNINTA, Prof. Phd. Rogério Campos.

Segundo uma estimativa feita pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), até 2024, 400 mil novas vagas devem ser abertas para profissionais de tecnologia. Em alta no mundo todo, apenas em 2021, o número de vagas abertas aumentou 136% se comparado ao ano anterior, de acordo com levantamento da GeekHunter, startup de recrutamento especializado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here