Um dos compromissos que a Agência da Boa Notícia (ABN) adotou é multiplicar o bem. Isso faz parte da missão em disseminar a cultura de paz na comunicação. O ano de 2015 está encerrando, e a ABN conclui mais um ciclo de divulgação de solidariedade, agenda positiva e ações sociais, que consolidam a estratégia da agência de provocar reflexões e estimular a relação da sociedade com a comunicação.


Nesse contexto, a ABN faz sua tradicional retrospectiva para recordar e dividir novamente essa narrativa, mostrando que a mudança para melhor está na mão de cada um e abrindo o novo ano com boas vibrações. Feliz 2016!

Retrospectiva
Janeiro
Terapia com animais oferece abordagem interdisciplinar

Cada vez mais comum, a integração entre pessoas e animais desenha um novo comportamento social. Dentro de um contexto onde as relações entre humanos e animais estão mais próximas, crescem as iniciativas que aplicam essa interação em medidas terapêuticas. Para especialistas, a terapia com animais, além de promover saúde física e emocional, desenvolve, ainda, práticas que torna o mundo mais humano onde crianças e adultos demonstrem empatia, compaixão e responsabilidade pelos animais, natureza e outros seres humanos. Acreditando no método terapêutico com animais, a Prefeitura de Eusébio lançou, em janeiro de 2014, o projeto Equoterapia. O projeto é realizado através da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS) em parceria com o Centro Hípico e Equoterapia Chambord. A iniciativa utiliza cavalos em um trabalho interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial para habilitar ou reabilitar pessoas com comprometimentos físicos ou mentais.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=6569&cod_secao=1

ACAM é uma entidade nascida de um ato de solidariedade

A Associação Casa de Afonso e Maria (ACAM) nasceu de um gesto de solidariedade da matriarca cearense Maria Lima de Oliveira, 97 anos, presidente de honra da entidade. Em 2010, ao lançar seu livro “Uma vida”, teve a ideia de doar a verba obtida com a venda da obra para seus 14 filhos concretizarem o sonho de fundar uma associação voltada para a formação de crianças de baixa renda. Criada a instituição, ganhou o nome de D. Maria e seu esposo. Hoje, quase 300 crianças de comunidades na área da Praia do Futuro e Vicente Pinzón em Fortaleza são beneficiadas com atividades educativas, esportivas e artísticas, que resultam em aumento da autoestima e da cidadania. Por extensão, as famílias também são beneficiadas. No final de 2014, por seu Projeto Cultura de Paz e Cidadania, a ACAM conquistou o segundo lugar no III Prêmio Nacional de Direitos Humanos – Juíza Patrícia Acioli, na categoria Práticas Humanísticas. O concurso é realizado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=6609

Fevereiro

Campanha da Fraternidade enfoca necessidade de diálogo entre igreja e sociedade


Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscou “recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II”.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=6651


Brahma Kumaris realiza a campanha Escolha a Calma, palestras e meditações

A Organização Brahma Kumaris desenvolve um trabalho mundial em favor da Cultura de Paz ao oferecer, por meio de seus voluntários, programas de meditação, palestras, workshops e desenvolver campanhas – como a intitulada “Escolha a Calma”, que promove a escolha consciente pela paz e não-violência na sociedade. “Ao reconhecer os desafios da rápida mudança global, nutrimos o bem-estar de toda a família humana ao promover entendimento espiritual, liderança com integridade e ações elevadas para um mundo melhor”, declara a entidade em sua página na internet. Com sede internacional na Índia e escolas em diversos países, a Brahma Kumaris está há 23 anos também em Fortaleza.


Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=6626

Março

Projeto Confraria de Leitura leva livros e sonhos a periferia de Fortaleza


O projeto voluntário Confraria de Leitura, idealizado e coordenado pelo professor de História João Teles de Aguiar, há 18 anos leva livros, idéias e sonhos para crianças da periferia de Fortaleza. O projeto atende a cerca de 100 alunos, de oito aos 12 anos, e fica no bairro Canindezinho.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=6721

Projeto Querer abre chances de profissão para internas de instituto penal

Como parte do programa da Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada, 32 internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz (CE) irão receber, no próximo dia 13 de março, às 10 horas, o Certificado do Projeto “Querer – Qualificar e Empreender para Recomeçar”.  O documento é assinado pelas três organizações ligadas ao projeto: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus/CE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE).

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=6700

Abril

Escola promoverá passeio ciclístico e campanha em prol do Lar Amigos de Jesus


Ao longo de todo ano a Escola de Ensino Fundamental e Médio Plácido Aderaldo Castelo (EPAC), do Conjunto Ceará, em Fortaleza, realiza atividades como parte de seu projeto de construção da Cultura de Paz. Professores e alunos participam de trabalhos sobre a vida de grandes pacifistas e valores humanos. O grupo gestor também se envolve bem como a comunidade do entorno. Na culminância do projeto, é realizado o Passeio Ciclístico pela Paz. Este ano, quanto a escola realizará terceira edição do passeio, os organizadores querem ampliar as ações para além dos limites do bairro. Será realizada campanha em favor do Lar Amigos de Jesus, dirigido pela Irmã Conceição. O Lar, localizado na Rua Ildefonso Albano, 3052 – Joaquim Távora, recebe crianças em tratamento de câncer.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=6772

Profª Lúcia Rejane, da UFC, expande aulas de meditação para interior do Ceará

A vice-diretora do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará e coordenadora regional da organização internacional Arte de Viver, Profª Lúcia Rejane Araújo, levou as disciplinas de yoga e meditação para alunos do curso de Educação Física daquele instituto e vê as práticas se expandirem cada vez mais. Desde 2013, as atividades foram se estendendo para professores e servidores da UFC e depois para pessoas da comunidade externa, através de encontros de meditação realizados no Campus do Pici. Desde o ano passado, o jardim da Reitoria no Campus do Benfica, também sedia vivências. Além disso, a professora já coordenava o evento público Meditação da Lua Cheia, com edições no Aterro da Praia de Iracema. No próximo dia 29, será a vez de o Campus da UFC em Sobral, na zona norte do Estado, recebê-la para um encontro de meditação.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=6781

Maio

Igreja Católica inicia processo de canonização de Dom Hélder Câmara


O arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido, vai dirigir domingo (3), a partir das 9h, na Igreja da Sé, em Olinda, celebração para marcar a abertura do processo de canonização de Dom Helder Câmara (1909-1999), que esteve à frente daquela Arquidiocese e foi um dos responsáveis pela criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Por sua bondade, senso de justiça, humildade e defesa da não violência ativa, foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Não ganhou, mas o pacifista Dom Helder, natural de Fortaleza, foi considerado, por muitos, muito mais: “um santo em vida”, como afirmou à ABN o pesquisador e colecionador de discos, filmes e fotos Christiano Câmara, sobrinho do religioso.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=6818

Movimento Saúde Mental Comunitária apresenta projeto Sim à Vida

O Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim apresenta nesta terça-feira (19) atividades do projeto “Sim à Vida: Prevenção às Drogas e melhoria do acesso aos Serviços Sociais de Saúde” para membros da CBM (Christoffel-Blindenmission), da Alemanha e do Equador e para a imprensa. O projeto é co-financiado pela União Europeia e CBM. O encontro ocorrerá no  Espaço de Promoção à Vida Patativa do Assaré. Rua Jari, 137. Siqueira II, em Fortaleza.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=6851

Junho

Fórum pauta o enfrentamento da violência contra jovens

O Fórum Territorial de Juventudes será realizado neste sábado (27), na Escola Municipal Dr. Sérvulo Mendes Barroso, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. O objetivo é pautar o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Grande Bom Jardim, mediante o fortalecimento das competências e a articulação dos atores comunitários e institucionais do Sistema de Garantia de Direitos e Sistema de Justiça.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=6927

ABN participa de audiência pública na Assembléia sobre a violência na mídia

O Presidente da Agência da Boa Notícia, jornalista e professor Francisco Souto Paulino (foto), e a Diretora de Comunicação da entidade, jornalista Ângela Marinho, participam nesta quarta-feira (24), às 14h30, na Assembléia Legislativa do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres) de audiência pública para debater o tema  “Violência como pauta nos meios de comunicação brasileiro e suas influências sobre a sociedade”.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=6921

Julho

Hospital público oferece Programa de Assistência Domiciliar Pediátrico


Humanizar o atendimento médico e hospital é uma tendência irreversível, não apenas na área da saúde, mas em todos os segmentos da sociedade que envolvem prestação de serviços às pessoas. Nesse contexto, a assistência domiciliar desponta no cenário como uma iniciativa em prol da desospitalização, trazendo resultados positivos. Para gestores e técnicos da área de saúde, o ato de levar equipes multiprofissionais à casa das pessoas que necessitam de assistência, insumos e equipamentos, contribui significativamente para redução do risco de infecção hospitalar, além de promover um contato mais próximo com a família no aconchego do seu lar, fator relevante para recuperação do paciente que se sente “acolhido”. O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), por exemplo, criou, em 2003, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD). Em julho de 2011, começou o Programa de Assistência Domiciliar Pediátrico (PAD PED).

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7006

Projeto incentiva a leitura e estimula ocupação de espaços na cidade

Imagine que na efervescência de uma avenida movimentada exista um canto que guarda histórias. Pense no sentido literal da palavra guardar, pois essa ideia vai se tornar realidade. Chega, nessa sexta-feira (31), a Fortaleza o projeto Ninho de Livro, idealizado pela agência carioca de benfeitorias para cidades Satrápia. O projeto tem como conceito “Um espaço para que seus livros possam voltar a voar por aí” e o grande objetivo é incentivar a leitura e ocupação de espaços da cidade, além de estimular a boa convivência entre os moradores dos bairros que receberão o Ninho. A ideia, segundo as idealizadoras Myrtes Mattos e Renata Tasca, é que, em breve, os ninhos estejam em todo o estado do Ceará.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7021

Agosto

Ato pela Vida reforça luta pelos direitos da população em situação de rua


Movimentos sociais e pessoas em situação de rua se reúnem, hoje (19), às 16 horas, no Centro de Fortaleza, para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. O Ato pela Vida pretende reivindicar o respeito aos direitos das pessoas em situação de rua e a efetivação das políticas públicas voltadas para esse segmento da sociedade. O evento terá concentração na Praça Dom Pedro II, em frente à Catedral. Em seguida, os participantes seguirão para o Paço Municipal.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7075


Mãe transforma dor pela morte do filho em ação contra a violência

Morto em 28 de janeiro, após ser baleado por quatro homens e um adolescente e perder o controle do carro, o inspetor da Polícia Civil Tonny Ítalo Lima Pinheiro, 28, do 34º Distrito Policial (DP), se transforma agora num símbolo pela não-violência. Ao invés de vingança, a mãe do policial que só portava arma quando estava em serviço e sempre pregou a paz, resolveu transformar sua dor em ação e por em prática as ideias do filho, que acreditava num mundo com mais justiça social, generosidade e alegria.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7084

Setembro

Para Luis Hu, “Meu pequeno evangelho” traz lições para todas as religiões


André, primo de Seu Antenor (pai do Cascão – da Turma da Mônica), aparece para uma visita e traz um exemplar do Evangelho Segundo o Espiritismo, despertando o interesse da turminha. Para mostrar os conceitos evangélicos, André pede que cada um conte uma aventura e daí ele vai analisando cada história sob a ótica dos ensinamentos que Jesus nos deixou. A obra “Meu pequeno evangelho” é ilustrada por Mauricio de Sousa e idealizada pelo designer peruano Luis Hu Rivas e pelo administrador baiano Ala Mitchell. Lançado em 2014, o livro já vendeu mais de 60 mil exemplares e puxou a venda do Livro de Atividades Meu Pequeno Evangelho, que contabiliza mais de cinco mil cópias vendidas. Em entrevista a Agência da Boa Notícia, Luis Hu Rivas, explica que o livro traz, independente de religião ou crenças, “princípios fundamentais para a construção de valores para as crianças do amanhã”.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7098

XII Enconpaz reflete sobre tolerância, caridade e paz em Fortaleza

“Tolerância, Caridade e Paz” é o tema do XII Encontro Pela Paz (Enconpaz), que acontece neste final de semana (19 e 20/09), no Shopping Benfica. A entrada no encontro ecumênico é gratuita. Um evento para difundir a cultura de paz. Com essa ideia simples, foi criado em 2001, o Enconpaz. A edição foi lançada logo após o atentado às torres gêmeas, nos Estados Unidos. Esse ato de violência, estimulou os organizadores a fazerem a propagação da cultura de paz. Assim, por meio de uma seleta e rica programação, com participações de líderes de entidades filantrópicas, relatos de superação, feira de livros e apresentações artísticas, o público tem a oportunidade de ver a importância da paz em todos os atos do dia.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7139

Outubro

Espetáculo Anônimos revive a história de idosos do abrigo Lar Torres de Melo


Em 2006, o ator e diretor Sidney Malveira idealizou a montagem do espetáculo “Anônimos”, em comemoração aos seus dez anos de carreira. Agraciado com o prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz na categoria pesquisa-montagem, Malveira realiza a pesquisa in loco no Lar de Idosos Torres de Melo. “Anônimos” aborda o tema de forma lúdica, envolvendo o público com as histórias que nos remetem a nossa própria vida e ações cotidianas.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7161

Nilza Mendonça resgata ingredientes esquecidos do litoral, serra e sertão

A gastronomia cearense e brasileira tem uma nova e importante fonte de pesquisa. O livro Em Busca dos Sabores Perdidos, recentemente lançado pela Editora Senac, retrata parte da extensa pesquisa da

culinarista Nilza Mendonça pelas ruas do litoral, serra e sertão cearenses em busca de ingredientes considerados por muitos como não comestíveis ou cujo uso se perdeu no tempo.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7181

“Fazer a boa notícia ser notícia é um desafio”, reflete padre Reginaldo Manzotti

Reconhecido pelo trabalho de evangelização, padre Reginaldo Manzotti recebeu, na terça-feira (20), o título de Cidadão Cearense, na Assembleia Legislativa do Ceará. No último sábado (17), o religioso atraiu quase dois milhões de fieis para o Aterro da Praia de Iracema, com a realização do VIII Evangelizar é Preciso Fortaleza. Um dia antes do evento, que agora faz parte do Calendário de Eventos do Ceará, o padre concedeu entrevista à Agência da Boa Notícia (ABN). No encontro, ele refletiu sobre o papel da mídia e parabenizou a ABN pela atuação na disseminação da cultura de paz na comunicação. “Acredito que esse é o grande desafio, fazer a boa noticia ser notícia. Por isso, parabéns pela iniciativa de vocês”, afirmou Reginaldo

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7229

Novembro

Projeto que reúne músicos do Conjunto Palmeiras apresenta show autoral


Projeto que reúne jovens músicos do Conjunto Palmeiras, sob a coordenação do cantor e compositor Parahyba, sobe aos palcos pela cidade propondo a conexão entre a música de raiz nordestina e a música universal contemporânea. Parahyba & Cia Bate Palmas apresenta novo espetáculo em que mistura violas e guitarras, raps e repentes, rock e baião, tambores e efeitos da música eletrônica.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7252

Vencedores de outras edições falam sobre importância do Prêmio Gandhi

Para cumprir sua missão de “estimular a cultura de paz através da comunicação, para fortalecer, na notícia, o compromisso com a valorização da vida”, a Agência da Boa Notícia criou, em 2008, o Prêmio Gandhi de Comunicação. Além de inspirar matérias e incentivar o diálogo de profissionais e estudantes com a sociedade, o prêmio cria um ponto de reflexão sobre as diversas formas como a comunicação pode ser trabalhada.  O Prêmio Gandhi incentiva essa relação pacífica do jornalismo e da publicidade com a sociedade, divulgando ações que resultam em grandes lições de cidadania. O jornalista Bruno de Castro, um dos vencedores da categoria Jornalismo Impresso de 2011, acredita que a iniciativa da ABN, em promover o Prêmio Gandhi, ajuda o profissional a exercitar o olhar, estimulando-o a buscar outras maneiras de contar uma história.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7265

Fórum reflete sobre o crescimento da cultura do ódio na internet

“Pobre fazendo pobrice”. “Já voltou da senzala?”. “Cabelo de esfregão”. “Não bebo café para não ter intimidade com preto”. “Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível”. “Alguém separa o Nordeste deste país, por favor”. “Papoca menino”. O que tem essas declarações em comum? Em linhas gerais, o crescimento da cultura do ódio, intolerância, preconceito racial e violência na internet. Para refletir sobre o tema, a Agência da Boa Notícia (ABN) promove, na próxima quarta-feira (11), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o “Fórum Comunicação, Internet e Mídias Sociais – Uma reflexão sobre o crescimento da cultura do ódio através dos processos de comunicação”.

Leia mais:  https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7260

Dezembro

Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade discutirá a pedagogia da tolerância


Num mundo em que as notícias de conflitos e agressões povoam a maior parte de nossos noticiários, discutir ações concretas que possam contribuir para construção de uma sociedade mais justa e pacífica é cada vez mais imperativo. É o que busca o VI Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade organizado pelo Grupo de Pesquisa ‘Cultura de Paz, Juventudes e Docentes’ da Universidade Federal do Ceará (UFC) nos próximos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Esta edição contará, ainda, com a palestra da professora Ana Maria Freire sobre o tema “Cultura de paz e pedagogia da tolerância”, que ocorrerá no dia 2 de dezembro, das 8 às 12 horas.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7313

Fortaleza recebe o maior evento de meditação coletiva das Américas

Fortaleza é uma das cidades participantes da sétima edição do América Medita, evento que reunirá pessoas de todas as idades dispostas a promover o bem-estar social, a redução da violência e, assim, contribuir com a paz mundial. A programação inclui meditação guiada, aula de yoga, respiração em grupo e música. O encontro é gratuito e acontece no próximo sábado (19), a partir das 16 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó (Avenida Padre Antônio Tomás, s/n – Cocó).

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7345

Bodegueiros são personagens de revista sobre melhores práticas de economia solidária no Ceará

Agricultores e artesãos organizados em grupos produtivos e unidades familiares de produção, que vendem seus artigos em feiras solidárias do Ceará, os conhecidos Bodegueiros, são o tema principal da Revista Rede Bodega, edição comemorativa pelos dois anos de atuação do “Tecendo Redes de Solidariedade”.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7359

Iniciativas solidárias renovam a esperança de centenas de famílias no Natal

Afetividade e ações solidárias amenizam a exclusão social, pelo menos, no Natal. Neste período, o compromisso social com o próximo é tradição e renova a esperança de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. A data ilumina ceias, reforça laços familiares e de amizade. O espírito natalino vai tomando formas de presentes. Numa ponta confraternização, na outra solidão. No todo, um querer de transformar. E é o desejo de transformação que guia iniciativas e muda muitas realidades.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7369&cod_secao=1


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here