Como parte do programa da Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada, 32 internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz (CE) irão receber, no próximo dia 13 de março, às 10 horas, o Certificado do Projeto “Querer – Qualificar e Empreender para Recomeçar”.  O documento é assinado pelas três organizações ligadas ao projeto: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus/CE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE).


 


A certificação respalda a participação das internas nos cursos de qualificação profissional realizados pelo Senac/CE (Cursos de Assistente de Cabeleireiro, Maquiador, Artesã em Pachtwork, Bordado à mão, Manicure e Pedicure e Depiladora) como também nas oficinas de fomento à cultura da cooperação e do empreendedorismo (ofertada pelo Sebrae). Na solenidade, estarão as 32 internas que concluíram o projeto em 2014 e permanecem na unidade, além das 80 que deverão participar do projeto neste ano.


O Projeto – O Projeto “Querer – Qualificar e Empreender para Recomeçar” foi criado em 2014 e é uma parceria entre as três entidades mencionadas visando desenvolver as internas selecionadas em um ofício e, assim, estimular o empreendedorismo, oferecendo uma alternativa para que, ao cumprirem a pena, elas possam ser donas do seu próprio negócio.


 


Este ano duas novas turmas já iniciaram (Maquiador e Depiladora) e mais duas começam a partir de abril e maio (Manicure e Pedicure e Cabeleireiro Assistente, respectivamente), totalizando 80 vagas. O Senac/CE também já tem planos de ampliar o Projeto Querer, ainda em 2015, para o presídio masculino Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II.


 


O presídio feminino tem hoje 707 internas. Para elas, são ofertadas oportunidades de capacitação profissional, educação e trabalho.


 


Com informações da assessoria de imprensa da Fecomércio


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here