Através de um acervo em vídeo inédito, projeto, idealizado pelo bailarino e coreógrafo Fauller, propõe o resgate da história e memória da dança cearense. Grandes nomes da dança cênica no Estado já foram entrevistados nesta primeira fase do Dançanagrama: Vestígios de Histórias em Movimento e Criação. O projeto vai ser lançado nesta terça-feira, 11, nos jardins do Theatro José de Alencar (TJA), a partir das 19h.


“Organizamos um importante registro videográfico sobre as pessoas da dança do Ceará e seus percursos, profissionais de vários estilos, que fizeram história, que foram, e que ainda são nomes pertinentes no cenário estadual e nacional”, explica Fauller, que desenvolveu a pesquisa em conjunto com a artista e pesquisadora Angela Souza.


Com a identificação e entrevista dos profissionais com relevante atuação de modos diversos em vários períodos da dança cênica no Ceará, o projeto revela o trabalho além dos palcos, coletando informações relativas à curadoria, gestão, difusão, crítica e formação em dança.

Sobre o projeto

Em dois anos, as lentes do Dançanagrama registraram as experiências e opiniões de Hugo Bianchi, Regina Passos, Dora Andrade, Valéria Pinheiro, David Linhares, Andréa Bardawil, Lucinha Machado, Gerson Moreno, Ernesto Gadelha, Elzenir Colares, Alysson Amancio, Helena Coelis, Cláudia Pires, Silvia Moura, Wilemara Barros, Douglas Motta, Jimena Marques, Graça Martins, Anália Timbó e Joubert Arrais.


As entrevistas foram editadas e compiladas em 5 DVD’s que serão distribuídos como doação aos acervos das universidades do Brasil com graduação em dança, pontos de cultura, associações de dança, pesquisadores, professores e estudantes da área. Futuramente, o Dançanagrama também será disponibilizado via Internet, democratizando o acesso às informações de como se configurou a dança cênica ao longo das últimas décadas no Estado.

Em tempo

A partir das 19h, acontece a solenidade de abertura no palco principal do TJA, que recebe as coreografias Solo 01 – Óbvio, com Bruno Gomes; Fandango, com Everardo Freitas e Amanda Teixeira; e Guerreiros de Santa Folia Festeira, com o grupo Mira lra. A noite se encerra com o lançamento do catálogo do Dançanagrama e coquetel com a participação da DJ Renatinha.

Serviço

Lançamento do Dançanagrama

Data: 11 de novembro

Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza)

Horário: 19h

Entrada gratuita

Mais informações: (85) 3101-2566

 

*Crédito foto: Sol Coêlho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here