A riqueza da fauna e da flora da região onde se situa a aldeia indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz-CE, está sendo registrada num inventário fotográfico iniciado no último dia 3 pela Associação para Desenvolvimento Local Co-produzido (Adelco). Trata-se do projeto Matas da Encantada, cuja proposta é observar e pesquisar quais as principais espécies vegetais e animais, com destaque para os pássaros, existentes no território, fotografar e listar o nome popular e científico.


O projeto engloba também a realização de oficinas nas quais há participação ativa da comunidade indígena. No processo, eles colaboram com o inventário por meio da memória, tradição cultural e saberes ambientais dos indígenas. “O inventário é uma forma de sensibilizar e reafirmar a importância do meio ambiente para os Jenipapo-Kanindé. Os mitos, as lendas e os costumes indígenas estão muito ligados à preservação deste território indígena que é composto por matas virgens e campos de dunas, mas que sofre com a degradação ambiental”, explica Marciano Moreira, coordenador do projeto Matas da Encantada.


Os registros irão compor uma publicação impressa e e passarão a integrar um acervo para o museu indígena Jenipapo-Kanindé, subsidiando as ações culturais e ambientais. Além disso, o inventário ajudará a compor o Centro de Informação Ambiental da aldeia, fortalecendo o turismo ecológico e comunitário na região. O Projeto tem  patrocínio da Petrobras.


 Saiba mais: www.adelco.org.br

Com informações da assessoria de imprensa da Adelco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here