Em sua segunda edição, o projeto Um Toque de Vida promove a inclusão de jovens de comunidades pobres por meio do ensino de música nas cidades de Aracati e Maranguape. Os beneficiados,  alunos de escolas públicas, recebem aulas gratuitas de percussão e violão, instrumentos cedidos pelo projeto. No total, o programa tem 150 horas de aula. Este ano, o projeto tem côo patrono o  músico cearense Manassés de Sousa.  Ano passado, o projeto foi desenvolvido nas cidades de Sobral, Tauá e Iguatu, tendo como patrono o cantor norte-americano Billy Paul.


Em Maranguape as aulas de violão ocorrem em uma escola pública no distrito de Columinjuba e beneficiando diretamente 12 alunos. Indiretamente, a iniciativa mobiliza os moradores da região de Penedo, Jardim, Ladeira Grande, Lajes e Vila Nova. As pessoas dessas comunidades participam como colaboradores, algumas vezes como ouvintes nas aulas e fora do horário do curso, para não prejudicar o desempenho dos alunos, aprendem um pouco sobre musicalização.


Em Aracati, as aulas são realizadas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Nossa Senhora de Lourdes, tendo 10 alunos de percussão e também tem grande participação da comunidade local.


“O objetivo não é a formação de músicos e sim promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes através de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística”, destaca  Leonardo Rocha, músico e coordenador do projeto.


Ao final dos cursos os instrumentos serão doados a uma instituição sem fins lucrativos, localizada nos municípios onde foram realizadas as aulas. A edição 2015 termina no início de junho.


 O projeto Um Toque de Vida II é realizado pela Modo Maior Projetos Culturais.  Projeto apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Coelce.


Mais informações pelos telefones: 85 8787 8742 e  9991 2626 e na internet: http://projetoumtoquedevida.blogspot.com.br / https://www.facebook.com/projetoumtoquedevida

Com informações da assessoria de imprensa do projeto. Contato: Jornalista Joanice Sampaio – (fones: 85 8631 2139 / 9721 0234 / e-mail: joanicesampaio@gmail.com / Foto: Reprodução da internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here