O Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim apresenta nesta terça-feira (19) atividades do projeto “Sim à Vida: Prevenção às Drogas e melhoria do acesso aos Serviços Sociais de Saúde” para membros da CBM (Christoffel-Blindenmission), da Alemanha e do Equador e para a imprensa. O projeto é co-financiado pela União Europeia e CBM. O encontro ocorrerá no  Espaço de Promoção à Vida Patativa do Assaré. Rua Jari, 137. Siqueira II, em Fortaleza.


 


Para colaboradores diretos do projeto, haverá uma apresentação já nesta segunda-feira (18), das 8h30 às 10h30, na Palhoça do Movimento sediada na Rua Fernando Augusto, 985, Bom Jardim, em Fortaleza. 


 


No projeto desenvolvido pelo Movimento de Saúde Mental em parceria com a CBM são atendidas diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de centenas de familiares. Elas  têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.


 


O “Sim à Vida” já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, chancelado como projeto de Extensão da UFC, agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos. O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba e contribuir para melhorar o acesso aos Serviços Sociais de Saúde.


 


O MSMC, através desse projeto, também contribui para a redução da incidência de pessoas com dependência a drogas e para o acesso à rede de proteção de direitos de crianças e adolescentes. E ainda coopera com Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de favorecer “Educação básica de qualidade para todos”.


 


CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL 


 


Além dos benefícios para as crianças e adolescentes, será realizada formação profissional em modelagem, customização, corte e costura, para 90 mães e outros familiares das crianças atendidas. Ainda, serão identificados e encaminhados para serviços de Saúde, pessoas com dependência química.


 


Também 40 profissionais, entre educadores, profissionais de saúde, de assistência social e lideranças comunitárias, receberão formação em Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica do MSMC que trabalha o biopsicossocioespiritual humano.


 


O projeto envolve escolas, CRAS (centros de atenção e assistência social), CAPS (centros de atenção psicossocial) próximos aos territórios atendidos. As ações diretas se dão no Marrocos e Siqueira, Grande Bom Jardim, Fortaleza; Monguba, Pacatuba; e Horto, Maracanaú.


 


A ação também vai integrar a rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E ainda realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.


 


Este documento foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva do MSMC, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia.


 


Com informações da assessoria de imprensa do Movimento Saúde Mental Comunitária. Contato: Jornalista Elizeu de Sousa – (fones: 9989 9012 / 8620 1580 / 9254 9161)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here