Mesmo nos caminhos de tempestade, onde o sol é obscurecido pela penumbra de uma nuvem de solidão, não guarde inclinação para tristeza e nem dê margem à desesperança.


 


Lembre-se que se você experimentou algum fracasso durante a execução dos seus ideais, retorne à prancheta por um segundo e reflita a melhor maneira de destituir esta desilusão.


 


Enfrente batalhas com as armas de sua crença, e mesmo nos momentos de intensa aflição procure agir com a serenidade e discernimento, porque somos alimentados pelo que plantamos.


 


Quando as provocações forem maiores que sua paciência, mantenha sua consciência tranquila, pois uma resposta de forma expressiva de amabilidade amolece o coração do ofensor.


 


Uma atitude de amor para com o próximo é sempre uma porta aberta, um desprezo as dores dos que vivem na insegurança do hoje, pode se tornar montanhas incapazes de serem ultrapassadas.


 


Não fixe seus olhos às coisas exteriores e sim coloque a sua visão interna capaz de interpretar as coisas belas a fim de que a compreensão lhe venha clarear uma bondade escondida.


 


Tolere as ofensas ou palavras menos felizes de algum amigo sem a irritação ou revide, pois os olhos que estimularam o perdão também participam e compreendem estes deslizes.


 


Servir é a melhor oportunidade que espelha em cada momento da vida, pois quando você age em favor de alguém, com certeza estará induzindo outros a agir da mesma forma em seu favor.


 


As dificuldades são as melhores provas para testar uma paciência. Não alegue tempo para deixar de servir quem, nos cantos da incerteza, vive a ouvir a constante melodia da desesperança.


 


Saiba que o desprezo oriundo de alguém é uma aula para aquisição de humildade, pois o bom homem contempla a ofensa como estivesse a observar o navegar de um barco sem rumo.


 


Nas agressividades, não se rebaixe. Eleve; para os aprisionados da vida, se transforme em Justiça e liberte-o; nas trevas que advém do medo não fuja, permaneça.


 


Toda ação que vise melhorar o nosso íntimo melhora a estrada que somos chamados a percorrer, pois a existência nada mais é do que a soma de tudo que fizemos de nós até o começo da estrada.


 


Faça o melhor que puder, em qualquer situação, haja como se fosse para você, não desapareça quando a necessidade te implora, pois haverá a certeza de que, assim, valeu a pena sonhar com uma vida melhor.


 


 


* Rossana Brasil Kopf –  advogada e psicanalista e integrante do Movimento Brasil Sem Drogas


 


Artigo publicado no jornal O Estado de 18 de maio de 2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here